Secções
Entrar

Superliga: Presidente da UEFA saúda desistência do Manchester City

20 de abril de 2021 às 23:18

"Estou muito satisfeito por dar as boas-vindas ao Manchester City neste seu regresso à família do futebol europeu", começou por saudar Ceferin.

O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, congratulou-se hoje com a já confirmada saída do Manchester City da Superliga, da qual era um dos clubes fundadores, e saudou o regresso do emblema inglês "à família do futebol europeu".

"Estou muito satisfeito por dar as boas-vindas ao Manchester City neste seu regresso à família do futebol europeu", começou por saudar Ceferin, em comunicado.

O líder da UEFA elogiou a "inteligência" demonstrada pelos 'citizens', depois de "ouvirem as inúmeras vozes que se levantaram - sobretudo dos próprios adeptos -- e que lhes fizeram ver os benefícios do atual sistema do futebol europeu, desde a final da Liga dos Campeões, que é um êxito mundial, até à primeira sessão de treino de um jovem jogador da formação".

"Como referi no congresso da UEFA, é preciso coragem para admitir um erro, mas nunca duvidei de que teriam capacidade e bom senso para tomarem esta decisão. O Manchester City é uma mais-valia para o futebol e estou muito satisfeito por poder trabalhar com eles para um futuro melhor para o futebol europeu", salientou o esloveno.

O Manchester City comunicou hoje que vai abandonar a Superliga europeia de futebol, anunciada na noite de domingo com outros 11 emblemas, entre os quais o Chelsea, que deverá seguir o mesmo caminho, segundo a Associated Press.

"O Manchester City pode confirmar que iniciou formalmente o procedimento para se retirar do grupo responsável pelo desenvolvimento do projeto da Superliga europeia", escreveu o clube inglês, num curto comunicado divulgado na página oficial na Internet.

Entretanto, a Federação inglesa (FA) saudou a decisão de "diversos clubes" de abandonar o projeto da Superliga europeia.

"Saudamos a decisão de diversos clubes de abandonar o projeto de uma Superliga europeia, que ameaça toda a pirâmide do futebol", pode ler-se no comunicado da FA, que não revela quais os clubes.

A tomada de posição do clube britânico, no qual atuam os portugueses João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva, surge poucas horas depois de notícias da imprensa inglesa, que indicavam a retirada dos 'citizens', assim como a dos 'blues', outro dos co-fundadores.

Segundo revelou à Associated Press uma pessoa que preferiu manter o anonimato, os londrinos deverão comunicar igualmente a saída, faltando apenas preprarar os documentos a enviar para o grupo da Superliga europeia.

De resto, numa altura em que ainda não havia confirmação da saída do City da Superliga, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, felicitou os 'citizens' e também o Chelsea pela decisão de abandonarem a nova competição europeia.

"A decisão do Chelsea e do Manchester City, a confirmar-se, é a mais correta e felicito-os por isso. Espero que as restantes equipas que integram esta Superliga sigam o mesmo caminho", escreveu Boris Johnson, na rede social Twitter.

No domingo, AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham anunciaram a criação da Superliga europeia, à revelia de UEFA, federações nacionais e vários outros clubes.

A competição vai ser disputada por 20 clubes, 15 dos quais fundadores -- apesar de só terem sido revelados 12 -- e outros cinco, qualificados anualmente.

A UEFA anunciou que vai excluir todos os clubes que integrem a Superliga, assegurando contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países.

Entretanto, o organismo que rege o futebol europeu anunciou o alargamento da Liga dos Campeões de 32 para 36 clubes, a partir de 2024/25, numa liga única, em que cada equipa joga contra 10 adversários, cinco jogos em casa e cinco jogos fora.

Os oito melhores classificados vão ser apurados diretamente para os oitavos de final, enquanto os classificados entre o 9.º e o 24.º lugar vão disputar um 'play-off' para apurar outras oito equipas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela