Secções
Entrar

Sondagem dá melhor resultado ao PS desde as legislativas

13 de fevereiro de 2021 às 10:47

Segundo esta sondagem, os socialistas, com 39,3%, obtêm quase a mesma percentagem do que a direita toda junta, 40,0%, e mais 12,1 pontos percentuais do que o PSD.

O PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas de 2019, com 39,3%, num estudo da Eurosondagem em que o Chega passa a terceiro partido nas intenções de voto.

Na sondagem, para o Porto Canal e o semanário Sol, realizada já depois das presidenciais e do aumento exponencial de novos casos de contágios com o novo coronavírus em janeiro, os socialistas, com 39,3%, obtêm quase a mesma percentagem do que a direita toda junta, 40,0%, e mais 12,1 pontos percentuais do que o PSD.

O Chega sobe para os 7,3% e ultrapassa o Bloco de Esquerda, que passa para a quarta posição do "ranking" partidário, com 6,9%, embora a diferença de 0,4 pontos percentuais entre os dois seja muito inferior ao erro da amostra da sondagem, que é de 3,07%.

Apesar de ultrapassado pelo partido de André Ventura, o BE sobe 0,4 pontos percentuais relativamente ao estudo de dezembro, mas recua 2,6 p.p. face às eleições de outubro de 2019.

A Iniciativa Liberal atinge o seu melhor resultado em estudos da Eurosondagem e, com 3,0%, ultrapassa o CDS-PP e o PAN na tabela das intenções de voto.

Após a candidatura presidencial de Tiago Mayan Gonçalves, que obteve 3,2%, a IL sobe neste estudo 1,7 p.p., tanto em comparação com a sondagem anterior como relativamente às legislativas.

O PSD alcança 27,2%, menos seis décimas do que nas legislativas de 2019, ficando a 12,1 pontos percentuais do PS.

A CDU desce 0,4 p.p., situando-se agora nos 4,8%, menos 1,5 pontos que nas últimas legislativas.

O PAN cai 0,2 pontos percentuais, para 2,2%, menos 1,1 p.p. do que nas legislativas, e é ultrapassado pelo CDS-PP, que tem agora 2,5%, menos 1,7 p.p. que nas eleições de 2019.

Nesta sondagem, 16,6% dos inquiridos disseram ter dúvidas, não saber ou querer responder e 5,9% manifestaram intenção de votar noutros partidos, em branco ou nulo.

Em termos de resultados globais, antes de feita a projeção dos que não respondem, o PS obtém 32,7%, o PSD 22,6%, o Chega 6,1%, o BE 5,8%, a CDU 4,0%, a Iniciativa Liberal 2,5%, o CDS-PP 2,1% e o PAN 1,7%.

O estudo foi efetuado entre segunda e quinta-feira através de 1.022 entrevistas validadas, tendo a amostra um erro máximo de 3,07% para um grau de probabilidade de 95,0%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela