Secções
Entrar

"Saudade Saudade" de Maro representará Portugal no Festival Eurovisão da Canção

13 de março de 2022 às 10:35

"Saudade Saudade", escrita e interpretada por Maro, foi a mais votada tanto pelo júri regional como pelo público, recebendo 12 pontos de cada.

A canção "Saudade Saudade", da cantora Maro, venceu hoje o Festival da Canção e vai representar Portugal no 66.º Festival Eurovisão da Canção, marcado para maio em Turim, Itália.

"Saudade Saudade", escrita e interpretada por Maro, foi a mais votada tanto pelo júri regional como pelo público, recebendo 12 pontos de cada.

As semifinais da 66.ª edição do festival Eurovisão da Canção estão marcadas para os dias 10 e 12 de maio e a final para o dia 14 do mesmo mês, em Turim, Itália.

Hoje, na 56.ª edição do Festival da Canção, estiveram em competição dez canções: "Dégrá.Dê" (tema composto por DJ Marfox e interpretado por Pongo e Tristany), "Ainda nos temos" (tema composto e interpretado por Syro), "Corpo de Mulher (Agir/Milhanas), "Fome de viagem" (Pedro Marques/Inês Homem de Melo), "Why?" (Aurea), "Amanhã" (Tiago Nogueira/Os Quatro e Meia), "Como é bom esperar alguém" (FF), "Ginger Ale" (Joana Espadinha/Diana Castro), "Saudade saudade" (Maro) e "Código 30" (Pepperoni Passion).

Na soma das votações do júri regional com as do público, a canção mais votada, com 24 pontos, foi "Saudade Saudade", de Maro, seguindo-se "Amanhã" (Tiago Nogueira/Os Quatro e Meia), "Como é bom esperar alguém" (FF) e "Ginger Ale" (Joana Espadinha/Diana Castro), todas com 14 pontos.

Maro é o nome artístico de Mariana Secca, lisboeta, que cresceu num ambiente familiar marcado pela música, começou a estudar piano aos quatro anos, fez o conservatório e estudou na escola de Berklee, em Boston, nos Estados Unidos.

Em 2018 editou o primeiro álbum, homónimo.

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo, entretanto, falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016). Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.

Portugal venceu pela primeira e única vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema "Amar pelos dois", interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, o concurso.

Em 2021, Portugal esteve no Festival Eurovisão da Canção com "Love is on my side", composta por Tatanka e interpretada pelos The Black Mamba.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto