Secções
Entrar

Rússia condena ataque contra forças sírias

19 de maio de 2017 às 11:08

A Síria e a Rússia condenaram um bombardeamento da coligação liderada pelos Estados Unidos contra as forças sírias no sudeste do país

A Síria e a Rússia condenaram esta sexta-feira um bombardeamento da coligação liderada pelos Estados Unidos contra as forças sírias no sudeste do país na quinta-feira, com Damasco a assegurar que "não se deixará intimidar".

"A dita coligação atacou ontem às 16h30 uma posição das forças armadas árabes sírias na estrada de Al-Tanaf, na região síria de Badia, matando vários mártires e causando estragos materiais", precisou uma fonte militar síria, citada pela agência oficial síria, Sana.

A Rússia, aliada de Damasco, qualificou hoje o bombardeamento como "inaceitável", de acordo com um alto responsável da diplomacia russa citado em Genebra pelas agências russas.

O ataque visou um comboio de "forças" apoiantes do exército sírio, de acordo com um porta-voz da coligação internacional, o coronel norte-americano Ryan Dillon, citado pela agência France-Presse na passada quinta-feira.

Um segundo responsável norte-americano disse, sem precisar, que se tratava "provavelmente" de milícias xiitas.

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, oito membros de milícias pró-governamentais, "maioritariamente não-sírios", foram mortos no ataque.

A fonte militar síria sublinhou que "as forças armadas continuarão a cumprir o seu dever na luta contra o Daesh (acrónimo árabe do grupo radical Estado Islâmico) e na defesa de todo o seu território e não se deixarão intimidar pelas tentativas da dita coligação de impedirem de executar o seu dever sagrado".

O vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Gennady Gatilov, declarou em Genebra que "toda a acção militar que agrave a situação na Síria influencia o processo político". "E mais ainda quando se trata de acções militares levadas a cabo contra as forças armadas sírias", acrescentou, citado pela agência russa Ria Novosti.

"É absolutamente inaceitável e constitui uma violação da soberania da Síria", declarou o diplomata.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela