Secções
Entrar

Rosberg vence e está próximo do primeiro título

09 de outubro de 2016 às 09:19

Após a vitória no Japão, Rosberg tem agora 33 pontos de vantagem sobre Hamilton. Suzuka foi palco ainda do anunciado "tri" de construtores da Mercedes

O alemão Nico Rosberg deu este domingo um passo de gigante rumo ao título mundial de Fórmula 1, ao vencer, sem oposição, o Grande Prémio do Japão, em Suzuka, onde a Mercedes selou o anunciado "tri" de construtores.

 

Partindo da pole position, o germânico, de 31 anos, dominou a corrida de início ao fim, beneficiando também do arranque em falso do seu companheiro de equipa, o britânico Lewis Hamilton, que caiu de segundo para oitavo.

 

O bicampeão em título ainda recuperou até ao terceiro posto, mas muito longe de Rosberg, que também não teve grande oposição do holandês Max Verstappen (Red Bull), segundo, e selou sem problemas a 23.ª vitória da carreira, nona da temporada e quarta nas últimas cinco corridas.

 

Rosberg, vice-campeão atrás de Hamilton nas duas últimas temporadas, tem agora 33 pontos de vantagem (313 contra 280) sobre o britânico, bastando-lhe três segundos lugares e um terceiro nas últimas quatro corridas do campeonato.

 

"São 33 pontos, mas não estou focado nisso. Ainda falta muito para acabar o campeonato", afirmou o germânico, falando de um "fim-de-semana fantástico", com a conquista da "pole" e a vitória na prova nipónica.

 

Num Mundial que é, pela terceira vez consecutiva, um "monólogo" da Mercedes, que selou o "tri" - soma mais 208 pontos do que a Red Bull e 258 face à Ferrari -, a 17ª corrida da época ficou, praticamente, decidida logo na largada.

 

Hamilton, que partiu em segundo, atrás de Rosberg, tinha dito que era importante chegar à primeira curva na frente, mas falhou completamente o arranque e, em poucos metros, arruinou as suas ambições, ao cair para o oitavo posto.

 

"Desculpem, rapazes", disse de imediato o bicampeão, via rádio, para as boxes, consciente de que tinha comprometido a luta pelo triunfo: "Fiz o melhor que pude, tendo em conta a posição em que fiquei na corrida".

 

Com uma boa partida, e sem a oposição do britânico, o germânico fugiu na frente, perseguido à distância por Verstappen, e foi gerindo a vantagem, cedendo apenas o comando, de forma temporária, nas paragens nas boxes.

 

Hamilton, que foi o último dos da frente a parar, chegou a liderar numa dessas situações, tal como o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), autor da volta mais rápida e quarto no final, à frente do companheiro de equipa, o finlandês Kimi Raikkonen.

 

Na prática, Rosberg, em busca do seu primeiro título mundial, esteve sempre no comando das operações, enquanto Hamilton, que procura o quarto cetro, ia recuperando posições, até à terceira, que atingiu já depois do meio da prova.

 

O britânico ainda "encostou" à traseira do Red Bull de Verstappen e, à entrada da última volta, tentou a ultrapassagem, mas não conseguiu, acabando por sair de pista, mas para uma escapatória, não perdendo o terceiro posto.

 

Rosberg venceu pela primeira vez em Suzuka em 1h26.43,333 , com Verstappen em segundo, a 4,978 segundos, e Hamilton a fechar o pódio, a 5,776, seguido pelos dois Ferrari, de Vettel, a 20,269, e Raikkonen, a 28,370.

Na classificação de pilotos, o alemão da Mercedes conta agora 313 pontos, contra 280 de Hamilton, 212 do australiano Daniel Ricciardo (Redd Bull), que foi sexto em Suzuka, 170 de Raikkonen e 165 de Verstappen e Vettel.

 

"Vou dar tudo o que tenho (até ao final da época) e veremos o que acontece. Hoje, o Nico (Rosberg) fez um grande trabalho e parabéns para ele", afirmou Hamilton, consciente que está difícil igualar os quatro cetros de Alain Prost e Vettel.

 

O Mundial de Fórmula 1 prossegue a 23 Outubro, em Austin, palco do Grande Prémio dos EUA. Seguem-se o México (30 de Outubro), o Brasil (13 de Novembro) e, a acabar, Abu Dhabi (27 de Novembro).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela