Secções
Entrar

Quem é Erik Kurgy, o substituto de Bruno de Carvalho?

05 de agosto de 2018 às 18:11

O ex-presidente do Sporting foi substituído pelo administrador que designara para a área financeira.

O anúncio chegou via Facebook: Bruno de Carvalho deixou de ser o líder da lista Leais ao Sporting e foi substituído por Erik Kurgy. O administrador tinha sido apresentado como candidato a vice-presidente do Conselho Directivo do Sporting, com responsabilidades pela área financeira.

1 de 3

Kurgy nasceu em Moçambique e é casado, de acordo com a informação na sua página de Facebook. A lista Leais ao Sporting detalha que é sócio do clube leonino desde 1984, com o número 13.352.

Em termos profissionais, é o actual administrador do Grupo Vip Hotels e foi vice-presidente dos Leões de Porto Salvo e presidente do grupo desportivo Ismaili de Lisboa.

Em comunicado, a lista justificou a substituição de Bruno de Carvalho com o receio de que Bruno de Carvalho, Trindade de Barros e Alexandre Godinho não vejam a "sua condição de sócios reposta antes do dia 8 de Agosto", um mês antes das eleições no clube. "Sem prejuízo do eventual resultado das iniciativas jurídicas em curso, torna-se fundamental recolher novamente assinaturas para a submissão de uma nova equipa da candidatura ‘Leais ao Sporting'."

Ainda não se sabe quem substituirá Trindade de Barros e Alexandre Godinho.

"A candidatura 'Leais ao Sporting' apela, desta forma, aos sportinguistas que continuem a confiar e que continuem a rever-se no projecto de Bruno de Carvalho para o Sporting Clube de Portugal. Estas iniciativas são a melhor forma que encontrámos para garantir o funcionamento, na legalidade, deste processo eleitoral já tão repleto de ilegalidades", lê-se no comunicado.

Bruno de Carvalho foi suspenso por um ano
Na quinta-feira, a Comissão de Fiscalização do Sporting decidiu a suspensão por um ano do ex-presidente Bruno de Carvalho e 10 meses para os restantes elementos da sua direcção, à excepção de Luís Roque, cujo processo disciplinar se concluiu com uma repreensão.

O Conselho Directivo foi destituído em Assembleia Geral extraordinária, em 23 de Junho, com 71% dos votos, no seguimento de dias agitados na vida do clube, que em 15 de Maio viu a equipa de futebol ser agredida por adeptos na Academia de treino.

Com sucessivas demissões nos órgãos sociais, parte do Conselho Directivo, com Bruno de Carvalho e Carlos Vieira, manteve-se em funções, até à sua destituição em Assembleia Geral.

Após a destituição o presidente da Mesa da Assembleia Geral, Jaime Marta Soares - em rota de colisão com o CD -, marcou eleições para 8 de Setembro.

Bruno de Carvalho e Carlos Vieira, agora suspensos, apresentaram-se como candidatos, em listas diferentes.

Na corrida estão ainda Fernando Tavares Pereira, João Benedito, Dias Ferreira, Pedro Madeira Rodrigues, José Maria Ricciardi, Frederico Varandas e o advogado Rui Jorge Rego.

O empresário Zeferino Boal desistiu, entretanto, juntando-se à candidatura de José Maria Ricciardi.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela