Secções
Entrar

PS dá início ao processo de escolha dos deputados

10 de julho de 2015 às 10:48

A primeira reunião está marcada para esta sexta-feira às 21h30, na sede nacional dos socialistas, em Lisboa

A Comissão Política do PS reúne-se esta noite para iniciar o processo de selecção de candidatos a deputados, apresentando como critérios principais a aproximação à paridade de género e a renovação.

 

Na reunião, marcada para as 21h30 na sede nacional do PS, Largo do Rato (Lisboa), o Secretariado Nacional (o órgão de direcção restrita) apresentará então aos membros da Comissão Política (o órgão de direcção alargada deste partido) os critérios base que deverão presidir à escolha dos candidatos a deputados.

 

Segundo vários dirigentes socialistas contactados pela agência Lusa, está já assente pela direcção que deverá haver uma aproximação à paridade de género na escolha dos cabeças de lista socialistas e um esforço de renovação global - critérios que deverão ser seguidos quer pelas federações, quer na quota de um terço de candidatos que cabe ao secretário-geral.

 

Definidos os critérios, as comissões políticas das federações reúnem-se depois, entre 13 e 18 deste mês, para escolherem dois terços dos candidatos pelos respectivos círculos eleitorais.

 

O último passo deste processo acontecerá no próximo dia 21, numa segunda e última reunião da Comissão Política Nacional do PS, na qual o secretário-geral apresenta os nomes da sua quota, dirimem-se eventuais divergências que não foram antes sanadas nas federações e fecham-se em definitivo as diferentes listas de candidatos.

 

Perante notícias a dar conta da recusa de Maria de Belém em integrar as listas de candidatos a deputados nas próximas eleições legislativas - ficando assim livre para uma candidatura suprapartidária às eleições presidenciais de 2016 -, a ex-presidente socialista escusou-se a fazer comentários, dizendo desconhecer a origem dessas informações.

 

"A minha disposição é fazer tudo para ajudar o PS a ter um grande resultado nas próximas eleições legislativas", declarou à agência Lusa a deputada socialista e ex-ministra dos governos liderados por António Guterres.

 

Maria de Belém tem sido encarada por sectores do centro esquerda político como potencial alternativa à candidatura presidencial já no terreno do ex-reitor da Universidade de Lisboa Sampaio da Nóvoa - candidatura que tem o apoio dos antigos chefes de Estado Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela