Secções
Entrar

PS acusa Câmara do Porto de "dotar" Junta com 1 milhão de euros

04 de dezembro de 2018 às 07:10

Os socialistas acusam a autarquia de "dotar" a União de Freguesias do Centro Histórico com este valor ao adquirir um edifício à junta "para resolver um problema".

O PS acusou a Câmara do Porto de "dotar" a União de Freguesias do Centro Histórico com um milhão de euros ao adquirir um edifício à junta "para resolver um problema" daquela estrutura.

"Se esta proposta nos aparecesse aqui com a justificação de que se trata de resolver um problema da União de Freguesias do Centro Histórico, nós ponderaríamos votar a favor. Mas isso não é assumido (...) o modelo encontrado para que a câmara possa ajudar a resolver este problema é esta venda", sublinhou, esta segunda-feira, o deputado do grupo parlamentar do PS, Gustavo Pimenta, na sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto.

Em causa está a deliberação sobre a autorização para aquisição do prédio entre a Rua Nova da Alfândega e Rua de São Francisco, proposta que foi aprovada por maioria, com os votos contra do PS.

Segundo o socialista, o que incomoda ao partido, "é num tempo em que se pugna pela descentralização, haja uma inversão de princípio em que um prédio que é da União de Freguesias é vendido ao município para que este desenvolva actividades que pela sua definição que podem ser geridas pela junta de freguesia".

"Isto trata-se de dotar a União de freguesias com um milhão de euros", acusou.

Na resposta, o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, garantiu que a compra deste imóvel é um bom negócio para a autarquia, "mais não seja comparando a renda [paga actualmente pela autarquia] com o preço.

"Para a Câmara Municipal do Porto é bom negócio comprar o edifício por este valor e isso segue o princípio de que, fosse da junta de freguesia fosse de um privado, que nos fosse oferecido o direito de preferência nós exerceríamos esse direito. Se por acaso isto confere com os interesses do vendedor que, por acaso, é uma junta de freguesia autónoma, não tem problema nenhum. Também não escondo o que vou fazer", defendeu.

Segundo o autarca, o edifício foi alugado à junta para tentar resolver, primeiramente, o problema do Centro Social de Miragaia, tendo depois surgido a situação do Ballet Teatro que tem vindo a desenvolver a sua actividade no Coliseu e que se a empresa municipal de Cultura avançasse teria que sair, explicou.

Já o presidente da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, António Fonseca, acusou o PS de ser o "responsável por esta situação" já que enquanto presidiu à antiga Junta de São Nicolau, "deixou o prédio degradar-se" até ao ponto que o actualexecutivo da junta não tem dinheiro para intervir no edifício.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela