Projecções dão vitória a candidato dos Verdes na Aústria
As projecções à boca das urnas na Áustria dão como certa a derrota do candidato da extrema-direita, Norbert Hofer e a vitória do candidato dos Verdes, Alexander Van der Bellen nas eleições presidenciais
As primeiras projecções da segunda volta das presidenciais austríacas que se realizaram hoje na Áustria apontam para uma vitória do candidato dos Verdes, Alexander Van der Bellen.
O candidato do partido de extrema-direita FPÖ, Norbert Hofer, já terá reconhecido a derrota na sua página de Facebook, declarando-se "infinitamente triste", avança a BBC.
Van der Bellen, 72 anos, é creditado com 53,6% dos votos contra 46,4% do seu adversário, de 45 anos.
O resultado, a confirmar-se, mostra um progresso significativo de Van der Bellen. O ex-reitor da Faculdade de Economia de Viena e antigo dirigente dos Verdes obteve 50,3% na votação de 22 de maio, resultado que foi anulado devido a irregularidades processuais e após um recurso do FPÖ.
Desta vez, o partido de extrema-direita disse que não contestaria os resultados.
"Estamos todos muito aliviados e muito gratos", declarou o director de campanha de Van der Bellen, Lothar Lockl.
O anúncio desta vitória provocou uma explosão de alegria entre os partidários do candidato reunidos no palácio de Hofburg em Viena, segundo a agência France Presse.
Apesar de a presidência federal austríaca ser um cargo bastante protocolar, a possibilidade de um país membro da União Europeia poder ter um chefe de Estado da extrema-direita populista preocupava muitos governos da UE.
Edições do Dia
Boas leituras!