Secções
Entrar

Primeiro-ministro irlandês acusa Boris Johnson de "vandalismo económico"

19 de junho de 2022 às 12:58

Micheál Martin mostra "profunda preocupação" com os efeitos que as ameaças britânicas podem ter na indústria e nas empresas da Irlanda do Norte.

O primeiro-ministro irlandês,Micheál Martin, acusou este domingo o Governo britânico, Boris Johnson, de "vandalismo económico" por pretender ignorar os acordos com a União Europeia (UE) para a Irlanda do Norte.

"A decisão unilateral do Governo britânico de introduzir legislação para minar, ou ter a capacidade de minar, praticamente todos os aspetos do acordo [para a Irlanda do Norte] não é aceitável", disse Martin em entrevista àBBC. "Representa unilateralismo da pior espécie, em termos de respeito pelos acordos internacionais a que os Governos aderem, assinam e ratificam nos seus parlamentos", acrescentou.

Martin também mostrou "profunda preocupação" com os efeitos que as ameaças britânicas podem ter na indústria e nas empresas da Irlanda do Norte.

"Na prática, representa uma forma de vandalismo económico para com a Irlanda do Norte. Se olharmos para qualquer dado objetivo, ele demonstra que a economia da Irlanda do Norte está a ir muito bem" sob os acordos pós-Brexit, que mantiveram a região integrada ao mercado da UE, considerou.

"A indústria está a ir muito bem. A indústria de laticínios, a indústria de carnes, a indústria de alimentos em geral estão a ir muito bem. Existem algumas áreas em que o protocolo pode ser melhorado e devemos continuar a fazê-lo", explicou.

O britânico National Institute for Economic and Social Research publicou em maio um relatório que sugere que o acordo do Brexit está a impulsionar o crescimento na Irlanda do Norte, ao dar-lhe acesso irrestrito ao mercado único.

O PIB da Irlanda do Norte recuperou 1,4% no terceiro trimestre de 2021, em comparação com 0,9% na Escócia, 0,6% na Inglaterra e uma queda de 0,3% no País de Gales, de acordo com a última análise regional do instituto nacional de estatística do Reino Unido.

O primeiro-ministro irlandês assegurou que Dublin reconhece que existem "problemas legítimos" com a aplicação do protocolo que Londres e Bruxelas acordaram para regular o estatuto da região britânica após o Brexit.

"Acreditamos que através de um diálogo sério e sustentado entre o Governo do Reino Unido e a União Europeia estes problemas podem ser resolvidos", sublinhou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela