Secções
Entrar

Portugueses criam app para diabéticos

16 de março de 2016 às 11:52

Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desenvolveram uma plataforma eletrónica que apoia a prescrição de exercício físico a doentes com diabetes

A plataforma foi desenvolvida no âmbito do projectoDiabetes em Movimentoque está a ser implementado em Vila Real e que visa promover o exercício físico e combater o sedentarismo, um dos factores de risco para doentes com diabetes.

Em parceria com a empresa Tecnimede, os investigadores da UTAD anunciaram hoje que desenvolveram uma plataforma electrónica que "responde às necessidades clínicas destes doentes".

O objectivo é ainda auxiliar os profissionais de saúde, especialmente dos cuidados de saúde primários, na promoção de estratégias de exercício físico de baixo custo e elevada aplicabilidade, adaptadas às principais características e doenças desta população.

"Apesar de a actividade física fazer parte de todos os algoritmos internacionais de abordagem e tratamento da diabetes tipo dois, a maioria desta população não pratica exercício físico de forma regular", afirmou, em comunicado, o coordenador do projecto, Romeu Mendes.

As características dos doentes, alguns já de idade avançada, e da própria doença tornam, segundo o investigador, "o aconselhamento e a prescrição de exercício físico uma tarefa que muitas vezes se revela complexa e difícil".

Segundo Romeu Mendes, nesta plataforma estão disponíveis três estratégias de exercício aeróbico (baseadas na marcha), 32 exercícios resistidos (realizados apenas com recurso a uma cadeira, dois pesos livres e uma bola de ginástica), nove exercícios de flexibilidade, e várias recomendações que podem ser seleccionadas de acordo com as necessidades.

Esta plataforma vai ser apresentada no 12.º Congresso Português de Diabetes, que decorre entre quinta-feira e sábado, em Vilamoura.

O programaDiabetes em Movimentofoi lançado em 2014 e junta médicos, enfermeiros e investigadores do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e UTAD.

O objectivo é fazer investigação e concretizar um programa de exercícios específicos para doentes com diabetes tipo dois que são monitorizados pelos alunos da academia transmontana.

A ideia é também fazer intervenção comunitária, ou seja, através deste programa de exercício educar a própria comunidade para a importância da prática de exercício de uma forma geral.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela