Secções
Entrar

Portas: "Portugal é completamente diferente da Grécia"

03 de julho de 2015 às 12:40

O governante refere que contrariamente ao povo grego, os portugueses terminaram o seu programa com a troika sem pedir mais dinheiro ou tempo

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, destacou na quinta-feira à noite que Portugal "é completamente diferente" da Grécia e condenou "o radicalismo" que põe em jogo a vida das pessoas "só por razões ideológicas".

 

O governante, que falava aos jornalistas na vila das Velas, na ilha de São Jorge, após uma cerimónia de homenagem ao congressista norte-americano descendente de açorianos Devin Nunes, considerado um dos políticos mais influentes dos Estados Unidos, afirmou que Portugal nada tem a ver com a situação que actualmente se vive na Grécia.

 

"Portugal é completamente diferente [da Grécia]. Portugal terminou o seu programa com a troika no primeiro momento possível. Não pediu mais dinheiro, não pediu mais tempo, não teve programa cautelar, vai ficar com o défice abaixo dos 3% este ano, livre de sanções ou de ameaças", recordou Paulo Portas.

 

O vice-primeiro-ministro lembrou ainda que Portugal reembolsou o FMI (Fundo Monetário Internacional) mais cedo do que o previsto, "para pagar menos juros" e que regista hoje um crescimento económico "acima da média Euro" e "níveis de confiança" elevados, o que considera ser "muito importante para o investimento e para o emprego".

 

Paulo Portas, que havia falado da Grécia, em inglês, durante a cerimónia, dirigindo-se a Devin Nunes, disse que achou importante explicar ao norte-americano que a situação que se vive em Portugal não se compara com "aquelas imagens" de "trabalhadores e pessoas da classe média na Grécia, em frente ao multibanco, sem dinheiro, preocupadas com as suas poupanças, mas sobretudo preocupadas com as suas vidas".

 

"Fazem-nos lembrar aquilo que aconteceu na Argentina e no Brasil há alguns anos. Também nos dão a noção de como o radicalismo está disposto a pôr tudo em jogo, a vida das pessoas completamente em jogo, só por razões ideológicas", afirmou, vincando de novo que "Portugal é uma grande nação, completamente diferente".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela