Secções
Entrar

Polícia britânica detém 55 pessoas e armas devido a casamento misto

12 de setembro de 2016 às 09:16

A polícia britânica deteve, ontem, 55 pessoas e apreendeu armas brancas num templo sikh, no centro de Inglaterra, na sequência de um protesto contra um casamento misto

Agentes foram destacados para o templo Gurdwara, em Leamington Spa, no centro de Inglaterra, ontem, depois de um grupo de homens ter invadido o santuário.

Cinquenta e cinco pessoas foram detidas por transgressão agravada, naquilo que o chefe da polícia, David Gardner, descreveu como "uma escalada de uma disputa local".

"Um significativo número de armas brancas foram apreendidas no local", disse, indicando que não se registaram feridos no incidente.

Gurmel Singh, secretário-geral do Conselho Sikh no Reino Unido, afirmou que manifestantes entraram livremente no templo e não invadiram o santuário. O grupo fez, de seguida, orações e um protesto contra um casamento previsto entre um sikh e um não-sihk, explicou o mesmo responsável.

"O casamento é uma instituição sagrada e na nossa cultura não temos problemas com o casamento entre pessoas de diferentes raças, mas a doutrina religiosa diz que esta cerimónia em particular é reservada a dois sikhs", acrescentou Gurmel Singh em declarações à agência AFP.

Existem mais de 420 mil sikhs na Inglaterra e no País de Gales, de acordo com os dados dos censos de 2011, representando 0,8% da população.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela