Secções
Entrar

PJ liberta seis portugueses escravizados em Espanha

03 de setembro de 2016 às 15:31

vítimas eram recrutadas no norte do país, designadamente nas zonas de Penafiel e de Vila Nova de Famalicão, para a prestação de serviços na área da agricultura na região de León, em Espanha

A Polícia Judiciária libertou seis cidadãos portugueses que se encontravam sequestrados e escravizados em Espanha, sendo forçados a uma carga horária de cerca de 15 horas diárias de trabalho sem remuneração.

Durante a operação, e com o apoio das autoridades policiais espanholas, foram detidos três suspeitos de nacionalidade portuguesa, um casal e um filho, "fortemente indiciadas pela prática continuada de crime de tráfico de pessoas para exploração laboral", refere comunicado da PJ.

Segundo a Polícia Judiciária, as vítimas eram recrutadas no norte do país, designadamente nas zonas de Penafiel e de Vila Nova de Famalicão, para a prestação de serviços na área da agricultura na região de León, em Espanha, sob falsas promessas de remuneração e regalias laborais.

No local, as vítimas eram "forçadas a uma carga horária de cerca de 15 horas diárias de trabalho sem remuneração, estando albergados em garagens onde dormiam trancadas, com uma alimentação precária, e sendo ainda, em alguns casos, alvo de ameaças e de maus tratos físicos".

De acordo com a PJ, a maioria das vítimas apresentava um perfil de debilidade económica e mental, bem como comportamentos de alcoolemia ou toxicodependência.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela