Pirateadas contas do director dos serviços de informações EUA
A conta de telefone e de Internet de James Clapper foi hackeada por um pirata informático que usa o pseudónimo Cracka
Um pirata informático conseguiu penetrar na conta de telefone e Internet do director dos serviços de informações dos EUA, James Clapper (na foto em segundo plano), noticiou ositenoticioso Motherboard.
O acto de pirataria foi confirmado pelo porta-voz do gabinete do director das informações norte-americanas (ODNI, na sigla em Inglês). Mas este, Brian Hale, não confirmou os detalhes da intrusão.
"Estamos ao corrente desse assunto. Já o participámos às autoridades competentes", declarou à AFP.
Segundo aquele sítio na Internet, o pirata conseguiu obter a palavra de passe para aceder à conta de Clapper na Verizon, que fornece o acesso telefónico ao domicílio do director do ODNI.
O pirata também conseguiu desviar chamadas telefónicas para casa de Clapper para uma organização de defesa dos palestinianos, baseada no Estado da Califórnia, o Movimento Palestina Livre.
Da mesma forma, também uma conta da esposa de Clapper, no serviço de mensagens da Yahoo!, foi acedida.
O pirata, que utiliza do pseudónimo 'Cracka', faz parte de um grupo que já tinha estado implicado na pirataria de uma caixa de correio electrónico privado do director da CIA, John Brennan.
Em Outubro, a Wikileaks publicou vários documentos provenientes da conta pessoal de Brennan, datados de entre 2007 e 2009, antes de assumir funções no topo da Agência Central de Informações (CIA).
A publicação destas mensagens tinha ocorrido algumas semanas depois de um pirata informático, que se apresentou como um adolescente norte-americano, afirmar ao New York Post que tinha entrado na conta de correio electrónico do director da CIA e apoderado de informações pessoais.
Furioso, o director da CIA criticou a publicidade dada ao assunto, argumentando que, "apesar de ser um responsável governamental", também tinha "uma família, amigos, facturas a pagar, coisas da vida quotidiana", que se fazem "através da Internet".
Edições do Dia
Boas leituras!