Secções
Entrar

Papa diz que é pecado mortal explorar trabalhadores

19 de maio de 2016 às 13:12

O papa Francisco criticou hoje quem explora os trabalhadores, afirmando que "são sanguessugas" e cometem um "pecado mortal"

Durante a homilia da missa matinal na capela da sua residência, a Casa de Santa Marta, o papa Francisco disse que quem explora os trabalhadores "é uma verdadeira sanguessuga e vive do sangue das pessoas e cria escravos do trabalho". 

"Quando as riquezas são obtidas com a exploração dos outros (...) essas pessoas são transformadas em escravos", de acordo com a transcrição da homilia publicada pelaRádio Vaticano.

"Pensemos no que se passa aqui e em todo o mundo. Queres trabalhar, fazem-te um contrato de Setembro a Junho, sem descontos, sem seguro médico. Em Junho termina e em Julho e Agosto tens que viver do ar, mas em Setembro voltam a contratar-te", disse o papa.

No sermão, Jorge Bergoglio advertiu que a escravatura "está nas cidades", onde "se encontram estes traficantes que tratam os trabalhadores injustamente".

Francisco lamentou que existam pessoas que "matam os trabalhadores à fome para conseguir lucros", insistindo que esse é um "pecado mortal".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela