Secções
Entrar

Pai de Le Pen chocado com tributo gay a polícia morto

28 de abril de 2017 às 17:04

Jean-Marie considerou a cerimónia oficial do polícia morto no ataque nos Campos Elísios uma homenagem à homossexualidade

O pai da candidata da extrema-direita à presidência de França, Jean-Marie Le Pen, disse-se "chocado" com a cerimónia oficial pelo polícia morto no ataque nos Campos Elísios por ter sido uma homenagem "mais ao homossexual que ao polícia".

Na homenagem solene organizada na terça-feira em Paris, que contou com a presença do Presidente, François Hollande, o marido de Xavier Jugelé, morto no ataque da semana passada, fez um discurso emocionado e falou da sua "dor extrema".

"Pareceu-me que havia um equívoco naquela cerimónia e que se estava mais a homenagear o homossexual que o polícia", afirmou Jean-Marie Le Pen, pai de Marine Le Pen e fundador da Frente Nacional, num vídeo divulgado na sua conta no YouTube.

"A participação do cônjuge, o longo discurso que fez, de certa forma institucionalizou o casamento homossexual e de alguma maneira exaltou-o publicamente. E isso, chocou-me um pouco", acrescentou Le Pen, 89 anos.

Questionada sobre estas declarações do pai, Marine Le Pen disse ter achado a cerimónia "muito digna" e ter ficado "muito impressionada com o discurso do companheiro" de Jugelé, Etiènne Cardiles.

"Estou sempre ao lado dos polícias", acrescentou a candidata, que assistiu à cerimónia, tal como o outro candidato à Presidência, Emmanuel Macron.

França aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2013, tornando-se o 14.º país europeu a fazê-lo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela