Secções
Entrar

Paços de Ferreira vence Tottenham e ganha vantagem no 'play-off'

19 de agosto de 2021 às 22:08

O brasileiro Lucas Silva foi a figura maior do jogo, ao anotar o único golo do encontro, aos 45 minutos.

O Paços de Ferreira recebeu e venceu esta quinta-feira o Tottenham, por 1-0, colocando-se em vantagem para alcançar a fase de grupos da Liga Conferência Europa de futebol, num jogo com poucas oportunidades e decidido na primeira parte.

O brasileiro Lucas Silva foi a figura maior do jogo, ao anotar o único golo do encontro, aos 45 minutos, vencendo o 'frente a frente com Gollini, após assistência de Nuno Santos, garantindo um inesperado, mas justo, triunfo, face a um Tottenham irreconhecível, sem ideias, incapaz de incomodar André Ferreira e a jogar em três velocidades: 'devagar, devagarinho e a passo'.

Apesar de ir a jogo com as segundas linhas, o Tottenham assumiu, desde o apito inicial, o controlo da bola, limitando o Paços, pelo menos nos minutos iniciais, a uma atitude mais reativa, na expectativa de perceber o que ia dar o encontro.

Nuno Espírito Santo deixou as 'estrelas' da equipa em Inglaterra e apostou num 'onze' alternativo, entre habituais suplentes e elementos da formação, correndo os riscos inerentes a quem não tem rotinas de jogo, bem evidentes num futebol quase sempre inconsequente e sem ligação ao ataque, órfão de referências e limitado a algumas iniciativas do espanhol Bryan Gil na primeira parte e à velocidade de Sessegnon na segunda.

Este ritmo excessivamente pausado dos ingleses, sem movimentos capazes de surpreender e bater os médios e defesas contrários, dava tempo e espaço para os pacenses, cada vez mais confiantes com bola, se organizarem e conseguirem levar a bola jogável ao meio campo contrário.

Sem nunca se esconder da bola, Eustáquio pautava o jogo dos pacenses, que se desdobravam no ataque com Lucas Silva e Hélder Ferreira, a única novidade na equipa inicial, pelos corredores, em apoio a Denilson Júnior.

Em rigor, os dois guarda-redes foram meros espetadores numa primeira parte morna e, em muitos momentos, desinteressante, embora o Paços tenha conseguido mais aproximações à baliza contrária.

Este futebol sem balizas, em que o primeiro remate enquadrado foi protagonizado pelo pacense Hélder Ferreira, aos 17 minutos, só seria quebrado em cima do intervalo, numa recuperação defensiva do Paços, que levou a bola de Eustáquio a Nuno Santos, autor da assistência para Lucas Silva, isolado, bater o desamparado Gollini, estabelecendo o resultado ao intervalo.

A segunda parte foi mais do mesmo, com o Tottenham a ter mais bola, mas sem conseguir criar qualquer espécie perigo para a baliza de André Ferreira, respondendo os pacenses em transições, sempre que possível, numa estratégia mais evidente de contenção.

Ainda assim, o melhor lance deste período saiu dos pés de Antunes, num livre indireto, que chegou a causar grande expectativa entre os quase 2.500 espetadores que viram o Paços surpreender a Europa do futebol e a fazer história.

Com este resultado, a eliminatória vai decidir-se na segunda mão, no Hotspur Stadium, e obrigar os ingleses, depois da vitória sobre os campeões ingleses do Manchester City, na ronda inaugural da 'Premier' League, a irem a jogo com outra vontade e, certamente, outros intervenientes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela