Secções
Entrar

Naufrágio que fez 442 mortos na China deveu-se a causas naturais

30 de dezembro de 2015 às 11:59

O Governo chinês divulgou esta quarta-feira as conclusões da investigação do naufrágio do navio de cruzeiro Estrela Oriental no rio Yangtze, em Junho passado

O naufrágio do navio de cruzeiro "Estrela Oriental" no rio Yangtze, na China, ocorrido em Junho passado e que deixou 442 mortos, deveu-se a causas naturais, informou hoje o Governo chinês, num comunicado emitido após seis meses de investigação.


Segundo as autoridades, o pior acidente ocorrido este ano no país deveu-se a um "fenómeno meteorológico muito raro", em que um temporal e uma forte corrente descendente originaram tormentas e ventos repentinos que viraram a embarcação.

O comunicado, emitido após a reunião semanal do Conselho de Estado (Executivo), refere ainda que foram detectadas falhas na administração e supervisão por parte da empresa responsável pela embarcação e avança que 43 responsáveis da empresa serão sancionados.


O "Estrela Oriental", com quatro andares, 76,5 metros de comprimento e 2.200 toneladas, navegava entre Nanjing e Chongqing, um popular cruzeiro turístico ao longo do rio Yangtze.

Apenas 14 das 456 pessoas que seguiam a bordo do navio de cruzeiro foram resgatadas com vida depois do naufrágio - o pior na China em quase 70 anos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela