Secções
Entrar

Moldova desmantela grupo "orquestrado por Moscovo" para desestabilizar país

Lusa 12 de março de 2023 às 15:16

Após buscas na noite de sábado, 25 homens foram interrogados pelos investigadores e sete deles ficaram detidos, revelou o chefe de polícia, Viorel Cernautean, em conferência de imprensa.

A polícia moldova anunciou este domingo, horas antes de uma manifestação antigovernamental, que deteve membros de uma rede "orquestrada por Moscovo" com o objetivo de desestabilizar este pequeno país da antiga União Soviética.

EPA/DUMITRU DORU

Após buscas na noite de sábado, 25 homens foram interrogados pelos investigadores e sete deles ficaram detidos, revelou o chefe de polícia, Viorel Cernautean, em conferência de imprensa.

Um agente conseguiu infiltrar-se no grupo, que era liderado por um cidadão russo-moldovo, sublinhando que tinham vindo "pessoas da Rússia com um papel de treino muito específico".

As autoridades moldovas explicaram que agiram depois de "receberem informações sobre a organização, pelos serviços especiais russos, de ações desestabilizadoras no território moldavo através de manifestações".

Os protestos têm-se sucedido nos últimos meses, organizados sobretudo pelo Movimento pelo Povo e apoiados pelo partido Shor, considerado "pró-Moscovo" e liderado pelo oligarca moldovo no exílio Ilan Shor, que conta com seis assentos entre os 101 lugares do Parlamento da Moldova.

Uma nova manifestação está prevista para a tarde de hoje na capital do país, Chisinau.

A Moldova, vizinha da Ucrânia e anteriormente na zona de influência da Rússia, é agora governada por autoridades declaradamente viradas para a integração europeia.

No entanto, tem de lidar com a região separatista pró-russa da Transnístria, junto à sua fronteira com a Ucrânia, que declarou a independência após uma curta guerra que se seguiu à queda da URSS e não é reconhecida por nenhum Estado mas é apoiada por Moscovo, que tem um contingente militar ali estacionado.

Os Estados Unidos acusaram na sexta-feira a Rússia de tentar desestabilizar este país de 2,6 milhões de habitantes, com o objetivo de instalar um governo comprometido com o regime russo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela