Secções
Entrar

Moçambique vai distribuir 15 milhões de manuais gratuitos

28 de outubro de 2019 às 10:38

A medida vai beneficiar seis milhões de alunos, segundo o ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique.

O Governo moçambicano anunciou hoje que vai distribuir 15 milhões delivrosaos alunos do primeiro ao sétimo ano de escolaridade a partir de dezembro, antes do arranque do novo ano letivo, em fevereiro, disse a ministra da Educação.

"Os primeiros livros já começaram a chegar e acredito que, até dezembro, vamos começar a distribuir", disse Conceita Sortane, ministra da Educação e Desenvolvimento Humano emMoçambique, citada hoje pelo jornal "O País".

A medida vai beneficiar seis milhões de alunos, acrescentou.

Dezembro foi o mês escolhido para permitir que, à medida que os livros cheguem, comecem a ser empacotados e preparados, aproveitando a concentração de recursos logísticos, explicou Conceita Sortane.

O custo anual da produção dos livros escolares gratuitos para o sistema de ensino moçambicano é de 17 milhões de dólares (15,3 milhões de euros), garantidos pelos parceiros de cooperação, segundo a ministra.

A educação obrigatória em Moçambique vai até à 9.ª classe, mas a distribuição de livros gratuitos só abrange os sete primeiros anos.

Na 8.ª e 9.ª classes há isenção de matrícula, mas paga-se pela aquisição dos manuais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela