Secções
Entrar

Ministro russo exige que os atletas parem de tomar meldonium

22 de março de 2016 às 11:42

O ministro dos Desportos, Vitaly Mutko, quer que os desportistas do país cessem o consumo da substância

O ministro dos Desportos da Rússia, Vitaly Mutko, exigiu esta terça-feira aos desportistas do país que cessem o consumo de meldonium, substância proibida desde 1 de Janeiro pela Agência Mundial Antidoping (AMA).

"Há que deixar de tomar e deixar de se esconder sob o pretexto de que a sua eliminação pelo organismo não está investigada", disse Mutkó, numa reunião no seu ministério, dias depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter criticado as autoridades desportivas por terem reagido tarde à proibição do meldonium.

O ministro comentou, no entanto, que não é conhecido "quanto tempo é necessário para a eliminação" do fármaco no organismo. Vitaly Mutko recordou que a inclusão do meldonium na lista de substâncias proibidas pela AMA "é conhecida desde Setembro do ano passado".

"Temos de fazer o que for necessário para que isto [doping] seja erradicado do desporto russo", sublinhou.
Vários desportistas russos reconheceram já terem sido controlados positivamente por meldonium, com destaque para a antiga número um mundial de ténis Maria Sharapova.

Vitaly Moutko assegurou que o escândalo de meldonium não terá influência na preparação dos atletas do país para os Jogos Olímpicos Rio 2016, em Agosto.

A Rússia foi suspensa em Novembro do ano passado, a título provisório, de todas as competições internacionais de atletismo, por suspeitas de "doping organizado" em grande escala no país.

O meldonium (ou mildronate) é um fármaco, proibido na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, recomendado para combater a insuficiência cardiovascular e permite que o coração suporte grandes cargas de trabalho físico ou intelectual.

No entanto, a AMA decidiu proibi-lo a 1 de Janeiro deste ano, após receber dados alarmantes que confirmavam o seu uso recorrente por parte de desportistas profissionais nos países resultantes do desmembramento da União Soviética.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela