Secções
Entrar

Ministro da Saúde diz que SNS se está a preparar para o Verão

Lusa 20 de março de 2023 às 17:12

"Cada vez que, por uma qualquer razão, um serviço não é capaz de dar resposta plena, há sempre um outro serviço, que o faz", garantiu Manuel Pizarro.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou hoje que o Ministério se está preparar para o verão e que o funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde assegura que se uma unidade não conseguir responder outra o fará.

LUÍS FORRA/LUSA

"Cada vez que, por uma qualquer razão, um serviço não é capaz de dar resposta plena, há sempre um outro serviço, que o faz", afirmou Manuel Pizarro, em Torres Vedras, reagindo ao alerta do diretor do centro de traumatologia integrado do Hospital de S. José sobre o risco de colapso do SNS no verão.

O diretor do serviço, João Varandas Fernandes, afirmou no domingo que "se não forem encontradas soluções de base sólidas e consensuais" haverá "sérios riscos de colapso durante este período de verão", realçando o aumento de afluência às urgências do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) com o encerramento de outras urgências e unidades de internamento.

Manuel Pizarro afirmou que aquele responsável "chamou a atenção para um problema que é, ao mesmo tempo, uma virtude do SNS" e que o Ministério vai "fazer um balanço do plano sazonal do inverno" e começar a preparar-se "para os tempos que aí vêm".

O governante admitiu ainda rever o encerramento noturno da urgência pediátrica de Torres Vedras, após "monitorizar" e "avaliar" os resultados da estratégia de reorganização dos serviços de urgência de Pediatria na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

"Se for caso disso revemos as decisões", disse Manuel Pizarro, lembrando que "Portugal tem mesmo um problema crónico de excesso de afluxo a urgências", não por culpa dos utentes mas, "provavelmente, porque não encontram outra porta que seja mais acessível".

A estratégia de reorganização dos serviços de urgência de Pediatria na Região de Lisboa e Vale do Tejo - que determinou que nenhum dos 14 serviços de urgência encerra, mas fecha o serviço no período noturno em Torres Vedras e em Loures ao fim de semana - resulta, segundo o ministro, da necessidade de "adequar a resposta aos profissionais disponíveis", mas, após a avaliação, o ministério admite "corrigir o que houver a corrigir".

Manuel Pizarro falava em Torres Vedras onde hoje assistiu à apresentação do Portuguese Emergency Medical Team (PT-EMT) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O mecanismo que permite responder a situações nacionais e internacionais de catástrofe ou acidentes graves está a realizar em Tores Vedras um curso de formação para mais 30 profissionais e tem capacidade de responder durante 14 dias a cerca de uma centena de pessoas por dia em ambulatório.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela