Secções
Entrar

McDonald's anuncia acordo para vender o negócio na Rússia a um empresário local

19 de maio de 2022 às 18:42

Este acordo foi anunciado três dias depois da McDonald's anunciar que iria abandonar o mercado russo, após mais de 30 anos de atividade no país, onde tinha 850 restaurantes e 62.000 trabalhadores.

O grupo norte-americano McDonald's anunciou hoje que chegou a acordo para vender o seu negócio na Rússia ao empresário russo Alexander Govor, parceiro de franquia, o que permitirá manter milhares de postos de trabalho.

"Segundo as condições do acordo, Govor vai adquirir toda a carteira de restaurantes da cadeia e iniciar atividade com uma nova marca", referiu a McDonald's em comunicado, destacando que o empresário russo é seu parceiro desde 2015, explorando vários estabelecimentos do grupo na Sibéria.

O acordo ainda necessita de autorização dos reguladores, esperando-se que os últimos detalhes sejam definidos "nas próximas semanas".

"O contrato de venda contempla a preservação, por pelo menos dois anos, dos postos de trabalho em condições equivalentes", sublinha a McDonald's, sem avançar o montante da operação.

Govor vai também pagar os salários dos funcionários que trabalham em 45 regiões da Rússia até a transação estar concluída.

Este acordo foi anunciado três dias depois da McDonald's anunciar que iria abandonar o mercado russo, após mais de 30 anos de atividade no país, onde tinha 850 restaurantes e 62.000 trabalhadores.

"A crise humanitária provocada pela guerra na Ucrânia e o contexto imprevisível para continuar a operar levaram a McDonald's a concluir que o negócio na Rússia já não é sustentável nem consistente com os valores da McDonald's", segundo um comunicado da cadeia de restaurantes publicado nos Estados Unidos.

A cadeia de 'fast food' tinha anunciado o encerramento temporário dos seus restaurantes e a suspensão das operações na Rússia no passado dia 08 de março.

A saída da McDonald's da Rússia tem um grande peso simbólico e económico, pois o grupo foi uma das primeiras marcas ocidentais estabelecer-se no país. Abriu uma filial em Moscovo em 1990, pouco antes da queda da União Soviética, tornando-se um símbolo do fim da Guerra Fria.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela