Secções
Entrar

Mais de 20.000 entidades chinesas afectadas por ataque informático

15 de maio de 2017 às 09:20

Escolas, estações de comboio, correios, estações de serviço, hospitais, escritórios, centros comerciais e serviços governamentais foram atingidos na China pelo ataque informático desencadeado na passada sexta-feira

A agência noticiosa oficial chinesa Xinhua avança hoje que o ataque informático de sexta-feira, realizado à escala global, atingiu mais de 29.000 instituições e centenas de milhares de dispositivos electrónicos no país.

Entre as instituições mais afectadas constam universidades e escolas - 4.341 ou 15 por cento do total -, detalha a Xinhua, que cita o Threat Intelligence Cente do Qihoo 360, empresa de antivírus chinesa.

Estações de comboio, correios, estações de serviço, hospitais, escritórios, centros comerciais e serviços governamentais foram também atingidos pelo ataque.

O director da Europol, Rob Wainwright, revelou no domingo que o ataque provocou 200 mil vítimas, a maioria empresas, em pelo menos 150 países.

O ataque atingiu ainda hospitais britânicos, o fabricante de automóveis francês Renault, o sistema bancário russo, o grupo norte-americano FedEx e universidades na Grécia e na Itália.

Em Portugal, a empresa de energia EDP cortou os acessos à Internet da sua rede para prevenir eventuais ataques informáticos e garantiu que não foi registado qualquer problema.

Já a Portugal Telecom alertou os seus clientes para o vírus perigoso ('malware') a circular na Internet, pedindo aos utilizadores que tenham cautela na navegação na rede e na abertura de anexos no email.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela