Secções
Entrar

Maia abre novo centro de vacinação no domingo e duplica inoculações

30 de dezembro de 2021 às 14:41

A montagem deste novo espaço teve como objetivo aumentar a capacidade de vacinação da população que vai passar das 1.000 inoculações por dia para as 2.200.

A Câmara Municipal da Maia vai abrir, no domingo, um novo centro de vacinação contra a covid-19 nas antigas instalações de um ginásio no centro da cidade e passar das 1.000 para as 2.200 inoculações por dia, anunciou hoje.

Com a abertura deste novo centro, o de Gemunde encerra na sexta-feira, referiu, em comunicado.

A montagem deste novo espaço, feito em cerca de duas semanas, teve como objetivo aumentar a capacidade de vacinação da população que, agora, vai ser mais do dobro dado passar das 1.000 inoculações por dia para as 2.200, explicou.

Outro dos propósitos foi o de assegurar melhores condições de conforto e segurança para cidadãos, profissionais de saúde E para voluntários, tendo em conta o período de frio e chuva desta altura do ano, sublinhou a autarquia.

Este novo centro, com uma área útil total de 1.800 metros quadrados, tem uma sala de vacinação de 450 metros quadrados com 12 boxes, uma sala de preparação e outra de emergência e um gabinete de apoio.

Além desta área de vacinação, tem uma sala de recobro com 300 metros quadrados e capacidade para 70 lugares sentados.

A estas junta-se uma sala de espera, também de 300 metros quadrados, e um total de 90 lugares sentados.

O novo espaço de vacinação vai implicar 30 profissionais de saúde e três administrativos, ressalvou a câmara.

A estes somam-se 20 voluntários do Compromissum -- Centro de Voluntariado da Maia, seis enfermeiros, quatro auxiliares de saúde e outros quatro auxiliares de serviço, todos disponibilizados pelo município.

O centro de vacinação vai funcionar, ininterruptamente, de segunda-feira a domingo.

Mostrando-se ciente da importância da testagem e vacinação em larga escala, o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, expressou, citado no comunicado, "a determinação em repensar permanentemente as respostas, através do incremento dessas ferramentas de combate à pandemia de covid-19".

A covid-19 provocou mais de 5,41 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.921 pessoas e foram contabilizados 1.330.158 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela