Secções
Entrar

Ladrões de casas de falecidos ou família durante funerais em prisão preventiva

28 de maio de 2018 às 18:15

A GNR adianta que o grupo, composto por três homens e uma mulher, actuava no Algarve e Baixo Alentejo.

O Tribunal de Lagos decretou a prisão preventiva de um grupo que cometeu mais de uma dezena de furtos em residências de pessoas que tinham falecido ou dos familiares, enquanto decorriam os funerais, foi hoje anunciado.

1 de 3
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

Em comunicado, a GNR adianta que o grupo, composto por três homens e uma mulher e que actuava no Algarve e Baixo Alentejo, fazia "um estudo prévio dos obituários", aproveitava as cerimónias fúnebres dos proprietários ou dos familiares para cometer os furtos.

A GNR acrescenta que os suspeitos, com idades entre os 18 e os 42 anos, foram detidos na quarta-feira, três deles em flagrante delito, quando furtavam o interior de uma moradia em Benagil, no concelho de Lagoa, e um outro em cumprimento de mandado de detenção.

O grupo, indiciado por mais de uma dezena de furtos em residência, foi interceptado no âmbito de uma investigação por furtos qualificados, que originou uma operação policial nos concelhos de Lagos e de Portimão.

Durante a operação, foram apreendidos computadores portáteis, televisores, máquinas fotográficas, consolas, relógios, telemóveis e outros dispositivos móveis, jóias em ouro, cartões bancários, 1.045 euros e 350 libras em dinheiro, entre outros.

As detenções foram realizadas ao abrigo do cumprimento de três mandados de busca domiciliária, oito a veículos e dois a estabelecimentos comerciais.

No âmbito da acção foi ainda constituído arguido um homem de 30 anos, indiciado como receptador dos objectos furtados pelo grupo.

Os detidos foram presentes ao Tribunal de Lagos na sexta-feira, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A investigação esteve a cargo da secção de Lagos do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Faro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela