Secções
Entrar

Justiça francesa recusa imunidade a filho de Presidente da Guiné Equatorial

15 de dezembro de 2015 às 16:56

Um tribunal de recurso francês determinou que Teodorin Obiang não tem imunidade em relação à acusação de que é alvo de desvio de dinheiros públicos

Um tribunal de recurso francês determinou esta terça-feira, dia 15, que Teodorin Obiang, filho do Presidente da Guiné Equatorial, não tem imunidade em relação à acusação de que é alvo de desvio de dinheiros públicos.

Teodorin Obiang tinha pedido a anulação da acusação de peculato enquanto segundo vice-presidente da Guiné Equatorial, mas o tribunal considerou que ele não pode ter imunidade porque os factos que lhe são imputados dizem respeito "exclusivamente à sua vida privada em França", segundo o acórdão.

A agência France Presse informou que Paul Mathonnet, advogado de Teodorin Obiang, não quis comentar a decisão.

Obiang, de 46 anos, foi acusado em Março de 2014 de branqueamento de desvio de dinheiros públicos, uso indevido de activos de empresas e abuso de confiança.

É suspeito de ter reunido fraudulentamente em França com fundos públicos da Guiné Equatorial, um património "avaliado em várias centenas de milhões de euros", segundo uma fonte próxima do inquérito.

A justiça francesa apreendeu carros de luxo, um avião privado e uma mansão de seis andares na Avenue Foch, uma das mais prestigiosas de Paris, assim como quadros de pintores famosos, um relógio de três milhões de euros e garrafas de vinho no valor de milhares de euros.

Teodorin Obiang, cujo pai governa a Guiné Equatorial com "mão de ferro" desde que alcançou o poder através de um golpe de Estado em 1979, também foi processado pelas autoridades norte-americanas, que o acusaram de juntar mais de 300 milhões de dólares (273,9 milhões de euros) através do desvio de fundos públicos, extorsão e branqueamento, enquanto ganhava um salário no Governo inferior a 100 mil dólares (91,3 mil euros) anuais.

A justiça francesa investiga igualmente os patrimónios reunidos pelas famílias de vários dirigentes africanos, como Denis Sassou Nguesso (Congo), o defunto Omar Bongo (Gabão) e François Bozizé (afastado da presidência da República Centro Africana).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela