Secções
Entrar

José Luís Carneiro pede diálogo com partidos de esquerda e democráticos

Lusa 13 de dezembro de 2023 às 08:37

Para o ministro da Administração Interna, o ideal de liberdade deve ser um dos desígnios do PS, que deve manter-se fiel ao legado dos seus fundadores.

O candidato à liderança do PS José Luís Carneiro defendeu terça-feira em Setúbal que o partido deve manter-se fiel ao ideal de liberdade e "dialogar com os partidos à esquerda (...) e com os partidos democráticos".

ESTELA SILVA/LUSA

Para o ainda ministro da Administração Interna, o ideal de liberdade deve ser um dos desígnios do PS, que deve manter-se fiel ao legado dos seus fundadores que lutaram por uma sociedade de "progresso e bem-estar" e pela integração europeia, mas preservando sempre a autonomia estratégica do partido.

"Essa ideia de sociedade é uma ideia que coloca a liberdade como primeiro objetivo estratégico, o que significa afirmar a nossa autonomia para autodeterminar a vontade do PS (...) no diálogo com os partidos à nossa esquerda, naquilo que tem que ver com o aperfeiçoamento das políticas sociais e a valorização das políticas públicas, mas que também dialoga com os partidos democráticos, para salvaguardar as liberdades, para salvaguardar a democracia e para afirmar as questões estratégicas do Estado", disse.

José Luís Carneiro defendeu também que o diálogo com os "partidos democráticos" é fundamental para dar resposta "às questões ligadas à soberania da justiça, da administração interna, da política externa, da reforma do sistema político, da reforma dos poderes do Estado", dando como exemplo a descentralização de competências para os municípios e para as freguesias, mas também o que designou como "um primeiro passo para a legitimação democrática das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais".

"Para avançarmos com estas mudanças, foi necessário o diálogo, nomeadamente com o PPD/PSD, numa responsabilidade que o secretário-geral me confiou na altura, enquanto vice-presidente da bancada e enquanto secretário-geral adjunto, porque os nossos parceiros à nossa esquerda não estavam interessados em envolver-se neste objetivo de descentralização do Estado", justificou.

"Mas foi com os parceiros à esquerda que nós aperfeiçoámos respostas, nomeadamente em relação ao Serviço Nacional de Saúde [SNS] e no que diz respeito às questões da proteção laboral e da dignificação das condições do mundo laboral", acrescentou, reiterando que o PS nunca deverá ficar limitado na capacidade de ação e de afirmação dos seus valores programáticos.

José Luís Carneiro falava a cerca de duas centenas de apoiantes num encontro com militantes socialistas realizado terça-feira à noite no auditório Charlot, em Setúbal, no âmbito da campanha para as eleições diretas no PS, que terão lugar a 15 e 16 de dezembro.

A presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e o ex-ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, elogiaram José Luís Carneiro, que consideraram ser o melhor candidato à liderança do PS.

Entre os apoiantes da candidatura de José Luís Carneiro estão também o atual presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, e a ex-presidente da Câmara Municipal do Montijo, Maria Amélia Antunes.

Na corrida à liderança do PS, José Luís Carneiro tem como adversários Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela