Secções
Entrar

Índia: Cinco mulheres acusadas de bruxaria foram mortas

08 de agosto de 2015 às 13:09

A polícia de Jharkhand, no leste da Índia, anunciou hoje que alguns habitantes daquela parte rural do país mataram cinco mulheres que acusaram de ser bruxas

Alguns habitantes de uma parte rural do leste da Índia mataram cinco mulheres que acusaram de praticar actos de bruxaria, anunciou hoje a polícia local.

A polícia de Jharkhand afirmou que um grupo de assaltantes arrastou as mulheres para fora das suas casas e bateu-lhes até à morte cerca de meia-noite de sexta-feira naquela cidade, a cerca de 30 quilómetros de Ranchi, capital do estado de Jharkhand.

"Um grupo levou as mulheres e bateu-lhes com paus, acusando-as de praticar bruxaria", afirmou à AFP o chefe da polícia de Ranchi, Arun Kumar Singh, acrescentando que, depois do massacre, foram detidas 24 pessoas, a maioria das quais com idades entre os 45 e os 50 anos.

A crença na bruxaria e no oculto continua a ser muito comum em algumas zonas mais pobres da Índia. Em alguns casos, as mulheres são despidas com castigo, queimadas vivas ou levadas de casa e depois mortas.

Alguns estados, incluindo Jharkhand, criaram leis especiais para tentar limitar os crimes contra as pessoas acusadas de bruxaria.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela