Secções
Entrar

Incêndios: GNR desaconselha circulação na ER266 devido a fogo em Odemira

18 de agosto de 2021 às 20:07

Ao longo da tarde de hoje, "por precaução", têm sido evacuados montes e casas dispersos. O incêndio já provocou dois feridos, um bombeiro que sofreu uma entorse, e um civil, de 20 anos, com queimaduras.

A GNR desaconselhou esta quarta-feira a circulação na Estrada Regional 266 (ER 266), devido ao incêndio que lavra no concelho de Odemira, no distrito de Beja, disse à agência Lusa fonte da força de segurança.

Em declarações à Lusa perto das 19h00, a fonte disse que estava "desaconselhada a circulação na ER 266", que liga os concelhos de Odemira, no Alentejo, e de Monchique, no Algarve.

"Ainda se circula, mas a qualquer momento poderá ser necessário cortar o trânsito na via", vincou.

A fonte disse que, ao longo da tarde de hoje, "por precaução", têm sido evacuados montes e casas dispersos, de primeira e segunda habitação, mas "ainda não foi evacuada nenhuma aldeia".

Segundo fontes contactadas pela Lusa, o incêndio já provocou dois feridos, um deles leve, um bombeiro que sofreu uma entorse, e um civil, de 20 anos, com queimaduras, cujos ferimentos inicialmente foram considerados ligeiros, mas que passaram a graves, após avaliação.

Os bombeiros receberam, às 13h14, o alerta para o fogo, que eclodiu perto do lugar de João Martins, na freguesia de Sabóia, no concelho de Odemira, e que está a consumir mato e povoamento florestal misto, nomeadamente sobreiros, pinheiros e eucaliptos.

De acordo com a página de Internet da ANEPC, às 19h20, o incêndio estava a ser combatido por 274 operacionais, apoiados por 88 viaturas e oito meios aéreos.

O fogo "mantém duas frentes ativas com pontos sensíveis", ou seja, existem "habitações dispersas" no perímetro das chamas, disse fonte da ANEPC contactada pela Lusa.


Já antes o presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, tinha dito à Lusa que o incêndio estava a evoluir "de forma imprevisível", devido "ao vento forte", e tinha levado a que "alguns montes" fossem evacuados, "por precaução".

"Já houve algumas situações de evacuação de alguns montes, por precaução, mas tudo foi tranquilo e decorreu de forma ordeira" e, agora, "estamos a acompanhar a operação de combate às chamas", disse à agência Lusa o autarca.

A operação de combate envolve meios dos bombeiros e da Força Especial de Proteção Civil, assim como a AFOCELCA, GNR e Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela