Secções
Entrar

Igreja chilena condenada a indemnizar vítimas de padre pedófilo

21 de outubro de 2018 às 18:14

O tribunal de recurso de Santiago do Chile reverteu uma decisão de primeira instância e condenou a Igreja chilena a pagar uma indemnização a três vítimas do padre Fernando Karadima.

O tribunal de recurso de Santiago do Chile reverteu uma decisão de primeira instância e condenou a Igreja chilena a pagar uma indemnização a três vítimas do padre Fernando Karadima (nas imagens acima), acusado de, durante décadas, abusar sexualmente de menores.

Segundo as vítimas, citadas hoje pela agência EFE, a Igreja deverá pagar 450 milhões de pesos (580 mil euros) a James Hamilton, Juan Carlos Cruz e José Andrés Murillo, após uma decisão unânime do tribunal.

Esta decisão reverte a que tinha sido tomada em primeira instância pelo juiz Juan Muñoz, na sequência da queixa apresentada pelas três vítimas, que foram recentemente recebidas pelo papa, no Vaticano.

As vítimas acusam o arcebispo emérito e o actual de Santiago de encobrimento dos crimes de Karadima, que o papa Francisco expulsou do sacerdócio e a justiça canónica condenou a uma vida de oração e penitência.

A justiça chilena nunca chegou a condenar Karadima, um influente pároco em Santiago, porque os crimes que lhe eram imputados estavam prescritos.

De acordo com o diário La Tercera, também citado pela EFE, a mudança da abordagem da justiça à queixa das vítimas aconteceu a partir da descoberta de uma carta em que o cardeal Francisco Javier Errázuriz, bispo emérito de Santiago, admitia que, após as denúncias, não iria interrogar Karadima para não provocar mal-estar.

"É histórico. Igreja perde e admite encobrimento, negligência e mentiras. A partir de hoje, o mundo é mais seguro", escreveu nas redes sociais Juan Carlos Cruz, uma das vítimas de Karadima, e que vive actualmente nos Estados Unidos.

Até finais de Agosto, o Ministério Público tinha em curso 119 investigações contra 167 pessoas ligadas à Igreja, envolvendo 178 vítimas, das quais 79 eram menores à data dos factos.

O papa aceitou, entretanto, a renuncia de cinco prelados chilenos, depois de, em maio, os 34 bispos do país terem apresentado a sua demissão em bloco a Francisco, reconhecendo "graves erros e omissões".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela