Secções
Entrar

Iémen: 33 rebeldes mortos em raides da coligação árabe

16 de março de 2016 às 10:30

Trinta e três rebeldes estão entre os 41 mortos no norte do Iémen na terça-feira, na sequência de raides aéreos da coligação árabe

Fontes médicas e tribais reportaram na terça-feira a morte de 41 pessoas, apresentadas como civis, num ataque contra um mercado da província de Hajja.

Mas o responsável tribal, que falou sob anonimato por razões de segurança, disse à AFP que "33 combatentes huthis figuram entre as 41 pessoas mortas nos raides aéreos e que os restantes são civis".

"Estes combatentes fugiam em três veículos de um acampamento militar dos rebeldes atingido por três ataques aéreos. A aviação da coaligação, que os perseguiu, realizou dois ataques à sua chegada a um mercado na cidade de Moustaba, matando 41 pessoas, incluindo 33 rebeldes e causando dezenas de feridos", disse o funcionário.

Segundo a ONU, o conflito do Iémen fez mais de 6200 mortos, metade dos quais civis, desde a intervenção, em Março de 2015, de uma coligação árabe sunita liderada pela Arábia Saudita contra os rebeldes xiitas huthis, que ainda controlam a capital, Sanaa, e largas parcelas do norte e do oeste do país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela