Secções
Entrar

Hoje vai poder ver um eclipse parcial da Lua

16 de julho de 2019 às 07:17

Esta é uma das "duas vezes por ano [em que] a Lua passa nessa zona de sombra" da Terra, perdendo a iluminação do sol. Eclipse começa pelas 21h01

A Lua vai estar hoje na sombra da Terra devido a um eclipse parcial que vai poder ser visto em Portugal.

Este fenómeno vai ser visível, a partir das 21h01, hora em que a Lua vai ficar parcialmente na zona de sombra da Terra, e vai poder ver-se "uma sombra com uma superfície arredondada a entrar pela Lua e a Lua a ficar escura", segundo Rui Agostinho, astrónomo e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Segundo Rui Agostinho, às 22h31 "o eclipse estará no máximo da sua parcialidade", terminando à 01:20 de quarta-feira, momento em que a Terra vai deixar de fazer sombra no seu satélite natural.

"Duas vezes por ano, a Lua passa nessa zona de sombra", perdendo a iluminação do Sol, explicou o astrónomo à agência Lusa, a propósito do eclipse da Lua.

No CIAPS - Centro de Interpretação Ambiental da Pedra e do Sal, no Estoril, concelho de Cascais, vai haver uma sessão aberta ao público de observação do eclipse com recurso a telescópios.

Também no Planetário do Porto, o Centro de Ciência Viva e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço vão organizar uma sessão de observação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela