Secções
Entrar

Grupo curdo reivindica atentado em Istambul

10 de junho de 2016 às 10:27

O TAK - visto como um grupo dissidente do PKK - disse que o ataque foi uma vingança às operações do exército turco no sudeste curdo e alertou que os turistas estrangeiros não devem visitar a Turquia para sua própria segurança

O grupo curdo militante Falcões pela Liberdade do Curdistão (TAK na sigla em turco) reivindicou o ataque no centro Istambul, com a explosão de um carro-bomba, que matou sete polícias e quatro civis na terça-feira.

 

O TAK - visto como um grupo dissidente do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em turco) - disse que o ataque foi uma vingança às operações do exército turco no sudeste curdo e alertou que os turistas estrangeiros não devem visitar a Turquia para sua própria segurança.

 

"A acção foi realizada para combater os ataques selvagens na República turca, em Nusaybin, Sirnak e em outros lugares", declarou o grupo, referindo-se às áreas do sudeste, onde o exército turco vinha a realizar operações contra os militantes curdos.

 

Na mesma declaração, citada pela agência France Presse, o grupo deixou uma mensagem aos turistas que estão na Turquia ou que querem visitar o país: "Os estrangeiros não são o nosso alvo, mas a Turquia não é um país seguro".

 

O grupo descreveu o atentado em Istambul, na passada terça-feira, que provocou 11 mortos, como "uma acção de sacrifício".

 

O TAK já reivindicou mais dois ataques este ano, que mataram dezenas de pessoas em Ankara nos meses de Fevereiro e Março.

 

Acredita-se que os fundadores deste grupo são dissidentes do PKK, que lita há três décadas contra o estado turco, mas os seus métodos utilizados parecem ser ainda mais radicais do que os do grupo original.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela