Secções
Entrar

Greve na CP leva à supressão de 104 comboios de 341 programados até às 12h

Lusa 11 de março de 2023 às 14:11

A CP - Comboios de Portugal especifica que dos 105 regionais só se realizaram 51, tendo ficado 54 ligações por fazer.

A greve dos maquinistas da CP levou à supressão de 104 dos 341 comboios programados para este sábado entre as 00h00 e as 12h, segundo um balanço enviado à Lusa pela empresa transportadora.

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

De acordo com a informação atualizada, do total de 341 comboios previstos, 237 foram efetuados e 104 foram suprimidos (30,5%).

A CP - Comboios de Portugal especifica que dos 105 regionais só se realizaram 51, tendo ficado 54 ligações por fazer.

Quanto aos urbanos de Lisboa, estavam previstos 131, foram suprimidos 19 e efetuados 112; nos urbanos do Porto, estavam programados para aquele período 71, foram realizados 56 e suprimidos 15; nos comboios urbanos de Coimbra, estavam previstos 12, foram efetuados seis e cancelados outros seis.

No que respeita aos comboios de longo curso, estavam previstos 22, foram suprimidos 10 e realizados 12.

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ)contra a última proposta de aumentos salariais de 51 euros, que representa uma progressão média na carreira de 3,89%, que a estrutura sindical considera "claramente inaceitáveis".

Assim, os trabalhadores estiveram em "greve à prestação de todo e qualquer trabalho" das categorias representadas pelo SMAQ, desde as últimas horas do dia 09 e até às primeiras horas de hoje, passando depois a vigorar uma greve ao trabalho suplementar.

Segundo o sindicato, entre as 00h00 de hoje e as 23h59 de dia 17, está convocada "greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diários que tenham a duração prevista superior a sete horas e 30 minutos, para as categorias Maquinista ou Maquinista Técnico".

Já entre as 00h00 do dia 11 e as 23h59 do dia 17, fazem "greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diário que impliquem entradas e/ou saídas na sede entre as 00h00 e as 6h, para as de Maquinista ou Maquinista Técnico", e, entre as 00h00 do dia 14 e as 23h59 do dia 17, "greve a todos os períodos normais de trabalho que tenham a duração prevista superior a seis horas, para as categorias Inspetor de Tração ou Inspetor Chefe de Tração".

O tribunal arbitral decretou serviços mínimos de cerca de 30% a nível nacional, bem como no que seja necessário à segurança e manutenção do equipamento e instalações e de serviços de emergência e comboios de socorro.

Em fevereiro, as greves convocadas por vários sindicatos da CP levaram à supressão de centenas de comboios por dia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela