Secções
Entrar

França: nova detenção no caso das botijas de gás

09 de setembro de 2016 às 13:54

Irmão do suspeito está actualmente detido pelas ligações ao jihadista que matou em Junho um polícia e a sua companheira

A polícia francesa deteve o namorado de uma das três suspeitas detidas no âmbito do inquérito sobre o carro com botijas de gás descoberto em Paris no passado fim de semana, anunciaram hoje fontes próximas da investigação.

O homem, detido na quinta-feira à noite, é conhecido pelos serviços de informações franceses por ligações ao islamismo radical, segundo as mesmas fontes.

O seu irmão está actualmente detido pelas ligações ao jihadista que matou em Junho um polícia e a sua companheira na sua casa nos subúrbios de Paris, adiantaram.

As três suspeitas no inquérito sobre o carro encontrado perto da catedral de Notre Dame no centro de Paris também foram detidas na quinta-feira.

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, disse na quinta-feira que as mulheres, de 19, 23 e 39 anos, são "radicalizadas e fanatizadas" e que preparavam outras acções terroristas.

Uma das mulheres, a filha do dono do carro, foi baleada e ferida quando estava a ser detida, depois de ter atacado um agente com uma faca. Terá jurado obediência ao grupo extremista Estado Islâmico numa carta, segundo uma fonte próxima da investigação.

Quatro pessoas - dois irmãos e as suas namoradas - já estavam sob custódia no âmbito do inquérito sobre o carro, no qual foram encontradas uma botija de gás vazia num banco e outras cinco cheias na bagageira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela