Secções
Entrar

França estima centenas de milhões de euros para vítimas de atentados

17 de dezembro de 2015 às 10:18

Há 54 associações de vítimas a colaborar com o Estado. Foi ainda aberto um centro de apoio

A França calcula que as indemnizações às vítimas dos atentados de 13 de Novembro em Paris e Saint-Denis possam chegar aos 300 milhões de euros, dos quais €6,7 milhões já foram pagos, disse a ministra da Justiça francesa.

"O fundo de garantia já pagou seis milhões de euros às famílias das vítimas que morreram. E 771 mil euros para despesas de viagem ou estada dos seus familiares, aos feridos e respectivas famílias. O orçamento para a indemnização pode chegar a 300 milhões de euros ", disse Christiane Taubira, numa entrevista publicada hoje no jornalLe Parisien.


A ministra da Justiça indicou que a ajuda às vítimas esteve centralizada desde a noite dos atentados. Desde então foram recebidas 11 mil chamadas, além de mensagens de texto e deemails nos 120 postos criados para ajudar os familiares das vítimas, afirmou.

Baseados na experiência dos atentados perpetrados em Janeiro contra o jornal satírico Charlie Hebdo, foi criado um número único para centralizar todas as consultas, acrescentou.

"Mas com 130 vítimas apercebemo-nos de que era necessário um centro físico", afirmou a ministra, explicando assim a abertura do centro da Escola Militar em Paris.

Taubira disse que 54 associações de vítimas colaboram com o Estado no acompanhamento do fundo dos afectados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela