Secções
Entrar

Faculdade de Farmácia de Lisboa diz que "não ocorreu" plágio no caso da ministra da Saúde

Lusa 28 de junho de 2024 às 21:23

Ana Paula Martins "cumpriu o programa proposto" no relatório de atividades académicas que desenvolveu, aponta direção.

A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa esclareceu hoje que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, "cumpriu o programa proposto" no relatório de atividades académicas que desenvolveu e que não houve plágio.

José Sena Goulão/Lusa

Numa nota enviada à agência Lusa, assinada pelo presidente do Conselho Científico da faculdade, António Almeida, e pela diretora da instituição, Beatriz Lima, é referido que "o relatório das atividades desenvolvidas foi objeto de análise pelo Conselho Científico, que apreciou os diversos aspetos do relatório e concluiu que o trabalho apresentado cumpriu o programa proposto".

"Quaisquer outras ilações não são possíveis de ser retiradas, designadamente quanto ao alegado plágio, que não ocorreu", sublinham os docentes.

O esclarecimento da faculdade surge depois de uma notícia da edição de hoje do jornal Público afirmar que a ministra da Saúde copiou trechos de um curso de uma universidade inglesa para o relatório que entregou no final de 2023.

O jornal adianta que a Faculdade de Farmácia de Lisboa identificou "inconformidades", mas na nota enviada à Lusa a instituição nunca as refere.

"O Conselho Científico reafirma a posição tomada de que o relatório foi corretamente aprovado", sintetiza a faculdade na missiva enviada ao final da tarde.

A instituição adianta ainda que Ana Paula Martins, professora auxiliar com agregação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021, "esteve no exercício de licença sabática concedida por esta Faculdade, no âmbito da qual desenvolveu diversas atividades académicas, de acordo com o programa de trabalho proposto".

Hoje, após ter estado no parlamento a responder a uma interpelação do Bloco de Esquerda sobre o programa de emergência para a saúde, a ministra foi questionada pelos jornalistas sobre esta questão, mas escusou-se a fazer comentários.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela