Secções
Entrar

Ex-dirigente da FPF Amândio de Carvalho morreu aos 79 anos

03 de fevereiro de 2017 às 13:07

"A sua competência profissional e capacidade de liderança deixaram marcas positivas na FPF e contribuíram para engrandecer o futebol português", disse o presidente da FPF, Fernando Gomes

O ex-dirigente da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Setúbal Amândio de Carvalho, que morreu esta sexta-feira, aos 79 anos, dedicou a sua vida fundamentalmente ao movimento associativo e em particular ao futebol.

O presidente da FPF, Fernando Gomes, expressou as suas condolências, através do site da FPF: "Em meu nome e em nome da Federação Portuguesa de Futebol gostaria de expressar o meu voto de profundo pesar pela morte de Amândio de Carvalho. A sua competência profissional e capacidade de liderança deixaram marcas positivas na FPF e contribuíram para engrandecer o futebol português. Pessoa de cortesia ímpar, Amândio de Carvalho deixa igualmente ao país um enorme legado de simpatia, seriedade e honradez."

Nascido a 10 de marco de 1937, no Montijo, Amândio de Carvalho, que morreu vítima de doença prolongada, foi vice-presidente da FPF, entre 1983 e 1986 e, depois, entre 1998 e Dezembro de 2011, tendo dedicou grande parte da sua vida ao movimento associativo e em particular ao futebol.

Eleito vice-presidente da AF Setúbal, em 1970, foi secretário-geral e responsável pelo futebol juvenil, numa primeira passagem que se prolongou até 1983, altura em que assumiu funções como vice-presidente da direcção da FPF, presidida então por Silva Resende.

Amândio de Carvalho foi o responsável pelas selecções que participaram no Europeu1984, em França, no Mundial1986, no México, no Europeu2008, que foi organizado conjuntamente pela Áustria e pela Suíça, e no Mundial2010, na África do Sul.

Em 1989, regressou à AF Setúbal, como secretário-geral e, dois anos depois, foi eleito presidente, mantendo esse cargo até 1998, altura em que retornou à FPF como vice-presidente administrativo, na direcção presidida por Gilberto Madaíl. Manteve-se em funções até Dezembro de 2011.

A 6 de Setembro de 2011 foi agraciado com o Grau de Comendador da Ordem de D. Henrique pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Amândio de Carvalho foi praticante de ténis de mesa, basquetebol e futebol. Chegou a integrar a selecção de juniores de futebol da Associação de Setúbal. Em 1958, tirou o curso de treinador de futebol. Profissionalmente, e depois de ter tirado o Curso Industrial, foi professor no Montijo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela