Secções

Eurovisão: Abre espaço no Terreiro do Paço com espectáculos até dia 12

04 de maio de 2018 às 07:56

A Eurovision Village, que funciona diariamente das 10:00 às 00:00, é de acesso gratuito, até atingir a lotação máxima.

O Eurovision Village, espaço criado no Terreiro do Paço, em Lisboa, no âmbito do Festival Eurovisão da Canção, abre hoje às 10:00, acolhendo espectáculos até 12 de maio, data da final do concurso, marcada para a Altice Arena.

1 de 3

A Eurovision Village, que funciona diariamente das 10:00 às 00:00, é de acesso gratuito, até atingir a lotação máxima.

O palco do Eurovision Village é inaugurado hoje às 21:00 pelos Beatbombers (dupla formada por DJ Ride e Stereossauro), campeões mundiais de 'scratch', que actuarão a 12 de maio na Altice Arena, durante a final do concurso.

No sábado à noite, o espaço acolhe "Lisboa Open House", espetáculo no qual Moullinex apresentará Hypersex, "locomotiva do 'groove' cuja missão é a celebração da cultura de 'clubbing'", para o qual convida Batida, que apresenta The Almost Perfect DJ, Da Chick, DJ Vibe, "Quantum Leap with Violet" e Xinobi.

Domingo é noite de três tributos a artistas portugueses, que foram apresentados pela primeira vez na edição deste ano do Festival da Canção: um tributo a Carlos Paião, preparado por JP Coimbra e Nuno Figueiredo, outro às Doce, da responsabilidade de Moullinex, e um outro a Simone de Oliveira, organizado por Nuno Feist.

Nesse dia, entre as 17:00 e as 19:40, quem se deslocar à Eurovision Village poderá ainda acompanhar, através de um ecrã gigante, o evento "Blue Carpet" ("Passadeira Azul", em português), de apresentação dos concorrentes, que irá decorrer no Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), também em Lisboa.

Para segunda-feira à noite está marcada a "Atlantic Night" (Noite Atlântica), com actuações do angolano Waldemar Bastos e da Banda do Mar, que junta os brasileiros Marcelo Camelo e Mallu Magalhães e o português Fred Ferreira.

A Orquestra Metropolitana de Lisboa irá apresentar na quarta-feira "Os Maiores Clássicos Europeus" e, a 11 de Maio, actuam os Orelha Negra e Capicua, que estará acompanhada da Guerrilha Cor-de-Rosa, composta por Blaya, Ana Bacalhau, M7 e Marta Ren.

A programação do espaço inclui ainda actuações dos concorrentes da edição deste ano e as emissões em directo, num ecrã gigante, das semifinais (na terça-feira e na quinta-feira) e da final (a 12 de maio), a partir das 20:00.

A Eurovision Village inclui também uma zona de restauração e uma outra 'lounge' e de sombras, bem como tendas dos patrocinadores e parceiros da iniciativa.

Na vedação do recinto está uma exposição sobre as edições anteriores do concurso.

Portugal acolhe este ano pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção, que vai na 63.ª edição, por ter sido o país vencedor do ano passado.

Portugal venceu o concurso com a música "Amar pelos Dois", composta por Luísa Sobral e interpretada por Salvador Sobral. Este ano, Portugal concorre com o tema "O Jardim", composto por Isaura e interpretado por Cláudia Pascoal.

O concurso é realizado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês) em parceria com a RTP, em Lisboa.

A Altice Arena, no Parque das Nações, será o palco das semifinais e da final do concurso, disputado por 43 países.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela