Secções
Entrar

Europeus duvidam que governos utilizem bem a 'bazuca' anti-crise

10 de setembro de 2021 às 10:25

Em Portugal, a confiança em que o Governo fará bom uso dos fundos da chamada 'bazuca' anti-crise fica acima da média europeia, já que 53% dos inquiridos diz confiar numa utilização apropriada dos 16,6 mil milhões de euros a que tem direito.

Apenas 44% dos cidadãos europeus confiam que os respetivos governos utilizarão adequadamente os fundos do pacote de recuperação para superar a crise da covid-19, o «NextGenerationEU», revela um inquérito divulgado esta sexta-feira pelo Parlamento Europeu.

O Eurobarómetro publicado esta sexta-feira em antecipação do discurso sobre o Estado da União, que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai proferir na próxima semana em Estrasburgo, mostra que uma maioria dos cidadãos da UE (60%) acreditam ainda assim que os projetos do pacote de recuperação de 800 mil milhões de euros acordado pelos 27 em 2020 ajudarão os respetivos países a superar as consequências económicas e sociais da pandemia.

Em Portugal, a confiança em que o Governo fará bom uso dos fundos da chamada 'bazuca' anti-crise fica acima da média europeia, já que 53% dos inquiridos diz confiar numa utilização apropriada dos 16,6 mil milhões de euros a que tem direito (11% concordam em absoluto e 42% tendem a concordar), enquanto na média dos 27 Estados-membros a confiança atinge apenas os 44% (10% confiam em absoluto e 34% tendem a confiar).

Os Estados-membros onde a desconfiança relativamente à capacidade das autoridades nacionais de utilizarem bem os fundos é mais alta são a Eslovénia, país que curiosamente exerce atualmente a presidência do Conselho da UE, com apenas 24% de cidadãos confiantes, a Eslováquia (25%) e a Hungria (28%), enquanto os luxemburgueses (74%) e os dinamarqueses (69%) são os que mais confiança depositam nos respetivos governos.

Já quando questionados sobre se acreditam que o pacote de recuperação ajudará os seus países a superar os danos económicos e sociais provocados pela pandemia, 60% dos europeus afirmam-se convictos de que será o caso (14% não têm dúvidas e 46% tendem a acreditar), e Portugal é o terceiro país da UE onde essa convicção é mais vincada, com três quartos dos inquiridos (75%) a expressarem essa confiança (19% concordam em absoluto e 56% tendem a concordar).

Uma esmagadora maioria dos europeus (81%) defende uma atribuição dos fundos do «NextGenerationEU» condicionada ao respeito pelo Estado de direito e princípios democráticos, e os portugueses são dos maiores defensores desta ideia, apoiada por 91% dos inquiridos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela