Secções
Entrar

Europeias: Bugalho espera pedido de desculpas de Marta Temido sobre Zelensky

Lusa 29 de maio de 2024 às 12:52

Em causa está o candidato da AD ter considerado a visita de Zelensky como "um dia de festa" para o país, algo que Marta Temido considerou imaturo.

O candidato da AD às europeias disse esta quarta-feira, 29, aguardar um pedido de desculpas da sua adversária do PS por lhe ter chamado imaturo depois de Sebastião Bugalho ter considerado que a visita do presidente da Ucrânia era "um dia de festa".

LUSA_EPA

No final de uma visita ao mercado de Setúbal, Sebastião Bugalho foi questionado sobre o momento que marcou o debate entre os oito candidatos às europeias de 09 de junho, na terça-feira à noite na RTP.

Nesse debate, o cabeça de lista da AD às europeias considerou que a visita do Presidente da Ucrânia a Portugal traduziu-se num "dia de festa", com Marta Temido a acusá-lo de "brutal imaturidade" por essa afirmação.

"Lamento que a candidata Marta Temido tenha considerado uma imaturidade o momento em que eu disse que devíamos festejar o facto de o Zelensky estar em Portugal, no dia em que o líder do seu partido disse que devíamos comemorar a vitoria ucraniana", afirmou.

E acrescentou: "Como tenho a certeza que a dra. Marta Temido não queria chamar imaturo ao dr. Pedro Nuno Santos, continuo à espera de um pedido de desculpas dela", apelou.

O candidato da AD defendeu que "não foi um exagero" a expressão que utilizou no debate, afirmando que "a democracia portuguesa receber um presidente que está a lutar pela democracia, pelo seu território" é um dia que deve orgulhar o país e "um momento de felicidade".

"Não vale a pena os nossos adversários tentarem criar falsas polémicas porque não têm programa para responder ao nosso", acusou.

Questionado como comenta o ex-comentador televisivo a prestação do candidato no debate, Sebastião Bugalho riu-se e disse estar satisfeito "por debater com todos de forma elevada ideias sobre a Europa", à exceção do momento em que criticou a acusação de Marta Temido.

Nas eleições europeias, que em Portugal se realizam a 09 de junho (com voto antecipado no dia 02), serão escolhidos 720 eurodeputados, 21 dos quais portugueses.

Concorrem às eleições em Portugal um total de 17 partidos e coligações: a AD, PS, Chega, IL, BE, CDU, Livre, PAN, ADN, MAS, Ergue-te, Nova Direita, Volt Portugal, RIR, Nós Cidadãos, MPT e PTP.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela