Secções
Entrar

EUA: Polícia lança gás lacrimogéneo contra manifestantes

23 de setembro de 2016 às 08:47

Homem que ficou gravemente ferido durante protestos acabou por morrer. Meia centena de pessoas foram detidas em duas noites

A polícia da cidade norte-americana de Charlotte lançou hoje gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes que estavam a bloquear uma autoestrada, na terceira noite de protestos após a morte de um afro-americano às mãos da polícia.

Segundos relatos da agência AFP, os manifestantes fugiram depois de a polícia, munida de espingardas, lançar gás lacrimogéneo e o que aparentavam ser balas de borracha.

Após duas noites de distúrbios que fizeram um morto, vários feridos e meia centena de detidos, a presidente da câmara de Charlotte decretou, na quinta-feira à noite, o recolher obrigatório a partir da meia-noite (05:00 de hoje em Lisboa), ao aperceber-se que novos protestos começavam a formar-se nas ruas.

Centenas de pessoas saíram pela terceira noite consecutiva para as ruas em protesto pela morte de Keith Scott, o homem fatalmente baleado pela polícia, mas até agora não se registaram confrontos com as autoridades.

Os protestos começaram na terça-feira depois de a polícia matar a tiro Scott, de 43 anos, no parque de estacionamento de um complexo residencial.

A polícia acusou Scott de estar armado e de representar uma "ameaça de morte iminente" para os agentes, um relato que familiares e testemunhas rejeitam.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela