Secções
Entrar

Estado Islâmico confirma morte de um dos principais líderes

13 de julho de 2016 às 21:52

Omar, o tchetcheno era conhecido pela sua crueldade e foi uma dos principais especialistas militares do grupo extremista, sendo considerado um "ministro de guerra"

O grupo extremista Estado Islâmico confirmou esta quarta-feira a morte de Omar, o tchetcheno, um dos seus principais líderes, segundo a agênciaAmaq, ligada àquela organização radical. Citando uma "fonte militar", a Amaq noticiou queAbu Omar al-Shishani foi morto na "cidade de Chargat quando participava numa batalha na cidade de Mossul", o bastião do grupo extremista no norte do Iraque.

Conhecido pela barba vermelha, Omar, o tchetcheno tinha como verdadeiro nome Tarkhan Tayumurazovich Batirashvili. Era conhecido pela sua crueldade e foi uma dos principais especialistas militares do grupo extremista, sendo considerado um "ministro de guerra". 

Os EUA tinham confirmado a sua morte em Março durante um bombardeamento da coligação internacional, mas, na altura, o Observatório dos Direitos Humanos Sírio disse que Omar estava "clinicamente morto" com suporte artificial de vida.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela