Esfaqueou idoso e andou fugido nove dias
O suspeito, de 34 anos, referiu que não teve a intenção de matar a vítima e justificou a sua fuga por saber que "tinha feito mal"
O Tribunal de Vila Real começou a julgar esta terça-feira um homem que esfaqueou um idoso em Cal de Bois, concelho de Alijó, e que confessou ter dado "umas picadelas" à vítima mas sem intenção de a matar.
Tiago Jorge, um desempregado de 34 anos, é acusado pelo Ministério Público (MP) de um crime de homicídio qualificado na forma tentada, depois de, em agosto de 2014, ter ferido um idoso, na altura com 79 anos, com seis facadas nas costas e pescoço.
O arguido andou fugido durante nove dias, tendo sido detido pela Polícia Judiciária (PJ), em colaboração com militares do posto da GNR de Alijó, depois de ter pedido ajuda devido a ferimentos numa perna.
Tiago Jorge foi reconhecido pela tripulação da ambulância dos bombeiros, que respondeu à chamada e que alertou as autoridades.
Esta terça-feira no início do seu julgamento, no Tribunal de Vila Real, o arguido confessou a agressão ao idoso, mas disse que lhe deu "umas picadelas" com uma faca de cozinha, justificando que era ameaçado de morte pela vítima e que agiu "em legítima defesa".
Tiago Jorge disse ainda que "nunca" teve a intenção de matar o idoso e que fugiu porque sabia que "tinha feito mal", tendo-se refugiado na casa que pertence aos seus pais, na aldeia de Ribalonga.
O arguido vivia sozinho na aldeia de Cal de Bois, na casa de uma familiar, muito degradada, sem água nem electricidade, que se situa perto do armazém do idoso.
Ao colectivo de juízes, Tiago Jorge referiu ainda que andava sempre com a faca de cozinha para cortar fruta, com que se alimentava, e que atacou o idoso porque o viu meter a mão ao bolso e temeu que ele fosse tirar uma arma.
A primeira testemunha a ser ouvida foi um médico psiquiatra que afirmou que não observou sintomas de psicose no arguido e que as alterações de comportamento manifestadas por este estão ligadas ao consumo de drogas.
Tiago Jorge encontra-se em prisão preventiva.
Edições do Dia
Boas leituras!