Secções
Entrar

Duas explosões na Somália fazem 10 mortos

21 de agosto de 2016 às 11:52

Mais de dez pessoas morreram hoje na sequência de duas explosões em Galkayo, no centro da Somália, a mais de 700 quilómetros da capital Mogadíscio

Duas explosões, uma provocada por um camião e outra num mini-bus, fizeram, pelo, menos 10 mortos na Somália.

"Deram-se duas explosões em carros, que procuravam atingir a sede do governo local. Mais de 10 pessoas morreram", disse o agente policial Mohamed Abdiqani.

Por seu lado, o residente Hassan Abdukadir referiu ter contado mais de uma dúzia de corpos, alguns queimados de tal forma que se tornaram irreconhecíveis.

"Foi horrível. A primeira explosão foi causada por um camião carregado de explosivos. A segunda foi um mini-bus", afirmou, citado pela AFP.

Nenhum grupo reivindicou o atentado no imediato, mas os militantes da Al-Shabab realizam ataques frequentes contra alvos do governo com recurso a bombistas suicidas em automóveis.

Em março, também em Galkayo, membros da Al-Shabab atacaram um hotel, onde morreram seis pessoas.

A Al-Shabab é um grupo alinhado com a Al-Qaida que combate o governo de Mogadíscio e que se prevê que venha a tentar sabotar as eleições previstas para Setembro e Outubro.

Historicamente dividida entre dois estados federais (a Administração Interina de Galmudug e Puntlândia), a cidade de Galkayo conta com cerca de 137 mil habitantes, reflectindo, de acordo com o International Crisis Group, "as linhas mais profundas que separam dois clãs dominantes rivais em termos históricos".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela