Secções
Entrar

Cristas acusa Costa de ter como "único objectivo" manter o poder

02 de outubro de 2018 às 13:54

"O primeiro-ministro é alguém muitíssimo habilidoso que tem um único objectivo que é manter-se no poder e ter o melhor resultado possível" em 2019, diz Cristas.

A líder do CDS-PP admitiu hoje que não ficou surpreendida com a entrevista do primeiro-ministro à TVI, evitou pronunciar-se sobre medidas concretas e acusou António Costa de ter como objectivo único manter-se no poder.

"Não tenho surpresas com o primeiro-ministro", afirmou Assunção Cristas sobre o que a surpreendeu na entrevista de Costa, em que este confirmou o aumento salarial na função pública, em 2019, à margem de um encontro com jovens do Conselho Nacional de Juventude, na sede do CDS-PP, em Lisboa.

Para a líder centrista, "o primeiro-ministro é alguém muitíssimo habilidoso que tem um único objectivo que é manter-se no poder e ter o melhor resultado possível" nas eleições do próximo ano.

Cristas evitou comentar medidas concretas anunciadas pelo chefe do Governo, na entrevista de segunda-feira, na TVI, afirmando não ser comentadora, mas, como já fizera na véspera, insistiu que preferia, caso existia folga orçamental, uma "descida progressiva e generalizada" do IRS e não aumentos salariais para a função pública.

Assunção Cristas participou hoje no colóquio "Escolher o Futuro", organizado pelo Conselho Nacional de Juventude, e que foi uma conversa informal sobre a perspectiva dos centristas acerca dos temas que influenciam o futuro dos jovens em Portugal.

Sobre a polémica em torno do furto de Tancos e da detenção do director da Polícia Judiciária Militar (PJM), a líder dos centristas insistiu que o CDS mantém a posição de achar que nem o ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, nem o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, têm condições para continuar no cargo.

"Infelizmente, os últimos acontecimentos", como a detenção do director da PJM, "vêm dar mais razão ao CDS", disse.

O CDS, lembrou, tem pendente uma proposta para a criação de uma comissão de inquérito parlamentar acerca do caso de Tancos para o "apuramento das responsabilidades político em toda esta controvérsia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela