Secções
Entrar

Covid-19: Portugal quer garantir imunização dos europeus "o mais rapidamente possível"

01 de março de 2021 às 11:13

Plano de vacinação prosseguirá "sem perder de vista uma ação coordenada na prevenção, mitigação e combate à doença", afirmou ministra da Saúde.

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu hoje que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia irá trabalhar para alcançar o objetivo de imunização dos cidadãos europeus contra a covid-19 "o mais rapidamente possível".

"Enquanto ministra da Saúde, quero assegurar-vos que a presidência portuguesa fará da luta contra a covid-19 uma prioridade", frisou Marta Temido, momentos antes do início da reunião com os 27 Estados-membros da UE, a que irá presidir, a partir do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

"Em primeiro lugar, trabalharemos com todos os Estados-membros para que os nossos planos de vacinação possam ser aplicados de modo a que o objetivo da imunização dos cidadãos europeus contra a Sars-CoV-2 seja atingido o mais rapidamente possível, sem perder de vista uma ação coordenada na prevenção, mitigação e combate à doença", garantiu.

A presidência portuguesa focar-se-á também no "quadro das ações a adotar para o reforço da Organização Mundial da Saúde (OMS)", acrescentou a ministra.

Além disso, "Portugal procurará destacar a dimensão diplomática da saúde global, em especial através do aprofundamento de alianças estratégicas com África", vincou, garantindo que o executivo português "perseguirá uma agenda europeia no acesso ao medicamento focado no acesso sustentável, equitativo e universal".

No âmbito da saúde digital, a presidência portuguesa quer "contribuir para a criação do Espaço Europeu de Dados de Saúde" e, em paralelo, "trabalhará no sentido do desenvolvimento do debate sobre uma União Europeia da Saúde".

"Acreditamos que esse é o melhor caminho para vencer a pandemia, para melhorar a resposta de cada um dos nossos sistemas de saúde e para uma Europa mais coesa e justa", concluiu a responsável pela pasta da Saúde do executivo português.

Marta Temido preside hoje a uma reunião, por videoconferência, com os ministros da Saúde dos 27 Estados-membros da UE, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da UE, para discutir as novas variantes da covid-19, uma nova abordagem à testagem e os processos de vacinação nos países.

A reunião contará ainda com a presença do vice-Presidente da Comissão Europeia Margaritis Schinas, da comissária europeia da Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, e de representantes da Agência Europeia do Medicamento (EMA) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

No final, a partir do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, realiza-se uma conferência de imprensa da ministra da Saúde e dos comissários Margaritis Schinas e Stella Kyriakides.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela