
Mpox: Comissão Europeia pede aos países da UE para doarem vacinas a África
Na carta Stella Kyriakides defendeu que, perante o surto em vários países africanos, é necessário "agir em conjunto, de forma coordenada e sustentada".
Na carta Stella Kyriakides defendeu que, perante o surto em vários países africanos, é necessário "agir em conjunto, de forma coordenada e sustentada".
Foram registados 200 casos de tosse convulsa nos primeiros quatro meses de 2024, quando em todo o ano anterior tinham sido registados 22.
Os aeroportos "consideram que testar viajantes da China e/ou impor outras restrições aos viajantes da China não é cientificamente justificado ou baseado em riscos".
As vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna, na versão atualizada e adaptada para proteção também contra a variante ómicron, são recomendadas para reforço da vacinação de pessoas a partir dos 12 anos, na União Europeia (UE).
Ensaio clínico com 500 adultos comparou a vacina em função da administração por via intradérmica ou por via subcutânea. As pessoas vacinadas por via intradérmica receberam um quinto (0,1 ml) da dose subcutânea (0,5 ml), "mas produziram níveis de anticorpos semelhantes aos que receberam a dose subcutânea mais elevada".
Espanha foi a primeira: chegaram ao país 5.300 doses. Próximas entregas estão marcadas para julho e agosto.
Vinte e dois dos casos foram registados nas últimas 24 horas.
Dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças revelam que, entre 15 e 23 de maio, foram comunicados 85 casos em oito Estados-membros, entre os quais Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia.
UE já mobilizou um apoio financeiro de 46 mil milhões de euros para ajudar 130 países para a resposta e recuperação da covid-19. Cerca de 10 mil milhões foram destinados ao continente de África.
"A pandemia tem cada vez mais características de endemia e, portanto, temos de avançar para um novo modelo de vigilância", sustentou Carolina Darias.
Bruxelas anunciou contrato com a farmacêutica GSK para a compra do sotrovimab, um tratamento que está ainda a ser analisado pelo regulador europeu, mas que já recebeu "luz verde" para o uso de emergência nos EUA.
A confirmação foi de Stella Kyriakides, comissária europeia da Saúde, que fala num "marco importante" para a pandemia.
Apesar do avanço da campanha de vacinação na UE (65% dos cidadãos receberam a primeira dose e 47% as duas), a comissária cipriota avisou: A Europa está "numa situação muito frágil, devido ao aumento de casos constatado em muitos Estados-membros, na sequência da variante Delta".
O esquema vacinal da VAXZEVRIA, também conhecida como a da Astrazeneca, é de duas doses com intervalo de oito a 12 semanas, "sendo atualmente recomendado o intervalo de oito semanas de forma a garantir a mais rápida proteção".
Conselho Internacional de Aeroportos alerta para o risco de os viajantes terem de passar várias horas à espera nos aeroportos europeus durante o próximo verão. E aponta medidas para evitar os atrasos. Em Portugal, as filas já são uma realidade.
O combate à pandemia não se pode centrar somente nas vacinas e é necessário assegurar mais respostas à infeção pelo SARS-CoV-2, defende comissária.